Caetano Veloso e a atriz Sonia Braga prestaram apoio a ocupação Povo sem Medo (Foto: AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA)

O show de Caetano Veloso que estava marcado para ocorrer no terreno da Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, São Paulo, foi suspenso pela prefeitura do município. O carro de som e do gerador do acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foi impedido de entrar no terreno. A apresentação ocorreria na noite dessa segunda-feira, 30.

“As pessoas esperavam que houvesse show, e não pôde haver show. Mas as pessoas viram que vieram outros artistas. Criolo veio. Emicida veio”, disse Caetano em entrevista à imprensa, transmitida ao vivo pela página da Mídia Ninja no Facebook. “Eu me sinto mal. Dá impressão de que não é um ambiente propriamente democrático. Pode ser um modo de reprimir alguma ação que seria legítima“.

Ainda conforme o artista baiano, a gestão do município apresentou a falta de segurança como justificativa, já que o espaço não havia sido vistoriado. “Acho que há má vontade deles”, provocou. “Um terreno como esse em área urbana não pode ficar sem função social. Isso aqui já tá há 40 anos sem função social. Não é um parque. Não é uma construção para moradia. A invasão tem o sentido de exigir que a lei se cumpra”.

“Eu achei que é legítimo apoiar publicamente e estar perto das pessoas, viver e cantar. Eu vivi o período oficialmente não democrático. Não é bom pra mim”.

O jornalista Lauro Jardim, do O Globo, noticiou que uma comitiva liderada por Paula Lavigne, e que inclui artistas como Alinne Moraes, Sonia Braga, Leticia Sabatella e Marina Person, foram à prefeitura de São Bernardo do Campo em busca de atendimento. A mobilização, que começou em setembro deste ano, reivindica a construção de moradias populares no terreno.

Tagged in:

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles