Fora da Ordem

‘A Forma da Água’, indicado ao Oscar em 13 categorias, é acusado de plágio

Trama de Del Toro teria sido copiada de uma ópera de 1969

Indicado em 13 categorias no Oscar – inclusive a de “Melhor Roteiro Original” – o filme “A Forma da Água” foi acusado de plágio, informou a imprensa norte-americana nessa quarta-feira (21).

Segundo a ação levantada em Los Angeles, o diretor Guillermo del Toro, o produtor Daniel Kraus e o estúdio Fox Searchlight Pictures “copiaram, sem vergonha alguma, a história, os elementos e os personagens” de uma ópera de 1969 de Paul Zindel.

O autor do processo é David, filho de Zindel, que cita mais de 60 semelhanças entre “A Forma da Água” e a peça de seu pai “Let me hear your Whisper”.

A trama de del Toro gira em torno de uma faxineira que se apaixona por uma criatura presa em um laboratório de testes do governo. Já a peça de Zindel ilustra tal animal como um golfinho.

Paul Zindel, ganhador do prêmio Pulizter, morreu em 2003 e é também autor de “O Preço da Solidão”, peça que foi adaptada ao cinema.

A Fox Searchlight respondeu às acusações alegando que são “sem fundamentos” e “sem mérito.”

O processo surge a menos de duas semanas da entrega do Oscar. “A Forma da Água” já recebeu o prêmio de “Melhor Produção do Ano” do Sindicato dos Produtores de Hollywood, além de 12 indicações no BAFTA.

Fonte: Ansa

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *