Projeto Orquestra Popular do Nordeste (Foto: Alan Sousa)

O Porto Iracema das Artes recebe inscrições para os Laboratórios de Criação até o próximo dia 16 de março. Serão selecionados 22 projetos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Participação gratuita. Resultado final será divulgado no dia 25 de maio deste ano.

Inscrições para a sexta edição dos Laboratórios podem ser realizadas no site da escola, na aba Inscrições, onde estão disponíveis o regulamento e o cronograma. Candidatos precisam ter pelo menos 18 anos, se cadastrar e preencher o formulário eletrônico. Processo seletivo é composto de três etapas.

O presidente do Instituto Dragão do Mar, o sociólogo e jornalista Paulo Linhares, destaca que o trabalho de formação na arte precisa alcançar a “experiência e a vivência artísticas como prática social até a consolidação de um pensamento”. Ele afirma que é apenas por meio desses “percursos formativos” que os criadores podem compreender suas relações nos contextos sociais em toda sua complexidade e sua interação com a arte e cultura.

“Além de ser uma proposta inovadora, tivemos que superar alguns hábitos que tradicionalmente orientam as práticas artísticas. Falo da ideia do evento, do espetáculo, que mobiliza muito o imaginário do artista, mas que não é favorável à dinâmica de uma escola de artes”, diz a diretora de formação e criação do Porto Iracema, Bete Jaguaribe. “A escola trabalha com processos, portanto, com o tempo da invenção, da criação”.

Até três proponentes de cada projeto selecionado receberão ajuda de custo de R$ 800 por mês durante sete meses. O valor é de R$ 1.800 para projetos na modalidade Nordeste. Integrantes de projetos das duas últimas edições não podem participar.

Serviço

Processo seletivo dos Laboratórios de Criação 2018 do Porto Iracema das Artes
De 15 de fevereiro a 16 de março
Regulamento, Cronograma e Inscrições no site do Porto Iracema das Artes
Gratuito

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles