Medida faz parte do novo código de conduta da entidade

(AFP PHOTO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA AND AFP PHOTO / Mark Makela AND Lionel BONAVENTURE)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, anunciou nesta quinta-feira, 3, a expulsão do comediante Bill Cosby e do diretor Roman Polanski, ambos acusados de abuso sexual.

Através de uma nota, a entidade especificou que ambos “não são eticamente adequados a fazer parte da organização” e que o procedimento é fruto de seu novo código de conduta, estabelecido após os escândalos de assédio em Hollywood.

“O conselho continua a encorajar padrões éticos que sustentem os valores da Academia, que são de respeito à dignidade humana”, concluiu o comunicado.

A ação ocorre uma semana após Cosby ser condenado por abuso sexual. O comediante pode pegar até 30 anos de prisão por drogar e estuprar uma funcionária da Universidade Temple, nos Estados Unidos.

Além desse caso, Cosby é acusado por mais dezenas de mulheres por episódios similares, envolvendo substâncias químicas e abuso.

Já as denúncias contra Polanski, que dirigiu “O Pianista”, são de violência sexual contra menores de idade. O cineasta, que chegou a ser preso nos Estados Unidos, vive atualmente foragido na França.

Fonte: Ansa

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles