A 45ª edição do Umbria Jazz começa hoje

Caetano Veloso e Gilberto Gil no Music Palace, em Barcelona (Foto: EPA/Marta Perez)

O festival italiano de música Umbria Jazz começa nesta sexta-feira, 13, e diversos artistas brasileiros tomarão conta dos palcos da cidade de Perúgia, no aniversário de 45 anos do evento. Caetano Veloso e Gilberto Gil, que já se apresentaram em outras edições do evento, voltam à cidade, desta vez com concertos especiais.

Caetano se apresentará pela primeira vez com seus três filhos em palco, com a turnê “Ofertório”. Já Gil evoca e celebra os 40 anos de um projeto de música africana que participou em 1977, em Lagos, na Nigéria. A banda Mutantes, o instrumentista Marcello Gonçalves (em dueto com a israelense Anat Cohen), a cantora e compositora Margareth Menezes são outros nomes brasileiros que farão presença no evento.

O festival Umbria Jazz vai até dia 22 de julho, com um roteiro de 250 eventos pela cidade, ocupando os estádios e as praças públicas. A maioria dos shows e concertos é gratuita, em diversos locais da cidade, com uma programação sem pausas, que começa meio-dia e avança pela madrugada.

Além dos artistas brasileiros e de intrumentistas e cantores italianos, o festival também receberá a dupla norte-americana The Chainsmokers, sucesso nas rádios e vencedores do Grammy 2017 na categoria “melhor gravação dance”. Seu single “Closer” tem mais de 2 bilhões de visualizações no YouTube.

Fonte: Ansa

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles