Giltácio Santos era membro da Murmurando

O músico e instrumentista cearense Giltácio Santos será sepultado na tarde desta sexta-feira, 25, no Cemitério Parque da Paz, às 13h30min. Ele morreu nessa quinta-feira, 24, aos 32 anos, de septicemia, uma infecção generalizada. Giltácio tocava clarinete e sax na banda Murmurando, referência de chorinho no Ceará.

“Perdemos um grande músico e amigo”, disse Samuel Rocha, membro da Murmurando. “Nossa missão segue de levar a boa música, o choro. Ele sera lembrando no choro cearense”.

A Murmurando foi criada em 2006, como grupo de estudos, por ex-alunos dos cursos de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-CE).

Foi de laboratório a lugar de projeção para os músicos. Cleylton Gomes (flauta e flautim) e Lauro César Viana (cavaco) completam a formação. Em março desde ano, o grupo se apresentou no Lille Choro Festival, na França.

Os membros da Murmurando viabilizaram uma campanha para pagar os custos do sepultamento do músico. O valor esperado (R$ 6.500) foi arrecadado ainda nessa madrugada e deveria cobrir sepultamento e jazigo. Na manhã desta sexta-feira, as doações já passavam de R$ 7 mil.

A campanha continua para ajudar a família a arcar com custos de vida, já que o instrumentista era o principal provedor de renda da família. Todo o valor além da meta inicial será doado para a família de Giltácio.

Segundo amigos da família, ele sofria de problemas respiratórios em decorrência de diabetes e iria se apresentar no próximo sábado, 26. Antes da Murmurando, Giltácio, que também era professor, tocou na banda do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Em 2007, ingressou na Orquestra Filarmônica do Ceará como primeiro clarinetista.

Giltácio tocava clarinete na Murmurando, referência no chorinho cearense

Dados bancários para doação:

Banco do Brasil
Ag. 3474-6
Conta-poupança 8091-8, variação 96.
CPF: 624.151.903-49.
Ana Rosina Popp Torres

Sepultamento:

Parque da Saudade, às 13h30min
Rodovia 4° Anel Viário
KM 22 – Urucutuba (Caucaia a)
Tel.: (85) 3266.1600 / 3261.2206 / 98802.9559

https://open.spotify.com/episode/6bb8SavlSutD4hjeqVhc6Q?t=0

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles