Fora da Ordem

Jotabê Medeiros lança biografia de Raul Seixas, neste domingo, em Fortaleza

O jornalista Jotabê Medeiros estará em Fortaleza no próximo domingo, 24 de novembro, para lançar o livro “Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida” (Todavia). Evento no Cantinho do Frango começa às 17 horas e terá show de Raulzito Cover, às 19 horas, com os principais clássicos do ícone do rock nacional.

Uma das imagens de Raul presentes no livro (Foto: Norma Albano)

A publicação chegou às livrarias, no último dia 1º, já cercada de polêmica. É que um dos documentos apresentados no trabalho de investigação de Jotabê cita suspeita de que o artista baiano teria entregado o escritor Paulo Coelho, principal parceiro de composições, à ditadura.

No Twitter, Coelho confirmou a existência do documento. “Fiquei quieto por 45 anos. Achei que levava segredo para o túmulo”, escreveu no dia 23 de outubro último. Ele também chegou a dizer que o jornalista “quer apenas vender o livro”.

Livro também aborda a época de Raulzito e os Panteras (Foto: DR Panteras)

Ao investigar a vida do músico, Jotabê remonta as cenas culturais que se formaram nos idos dos anos 1960 e 70, seja na Bahia, seja no Rio de Janeiro, com a intenção de mostrar os universos por quais transitou o artista considerado pioneiro do rock brasileiro.

Raul deixou 312 músicas registradas como composições suas, passando pelo samba, baião, iê-iê-iê e gêneros distintos a partir do rock que enriqueceram a obra. Ele morreu em agosto de 1989, em São Paulo, aos 44 anos.

Raul ganhou notoriedade nos idos dos anos 70, com o compacto Ouro de Tolo (Foto: Dan Dickason)

O autor

Nascido em 1962, o paraibano com três décadas de profissão já passou pelas redações da CNT/Gazeta, Veja São Paulo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Jotabê Medeiros também biografou o cearense Belchior no livro “Apenas um rapaz latino-americano” (Todavia, 2017).

Serviço

Lançamento da biografia de Raul Seixas, “Não diga que a canção está perdida”, com a presença do jornalista Jotabê Medeiros
Domingo, dia 24, às 17 horas
Cantinho do Frango (rua Torres Câmara, 71, Aldeota)

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 6 =