Por Ismia Kariny
A fotografia premiada foi um dos registros feitos por Alex Gomes durante os ataques das facções criminosas contra as instituições do Estado, em janeiro deste ano, para o jornal O POVO
Estudantes foram premiados na 18ª edição do Festival NOIA de Audiovisual Universitário, que terminou nessa sexta-feira, 6, no Sesc Ceará. O Festival reúne curtas-metragens, grupos musicais e trabalhos fotográficos realizados por universitários. Dentre os vencedores, o filme “O verbo se fez carne” e as bandas Santos de Uma Esquina e Gravatas Borboletas.
Entre os agraciados com o prêmio NOIA está o fotógrafo do jornal O POVO, Alex Gomes, que recebeu pela segunda vez o prêmio de Fotografia Individual – a primeira foi em 2017. A fotografia premiada foi “Periferia Sitiada”, um dos registros que Alex fez durante os ataques de facções criminosas contra as instituições do Estado, em janeiro deste ano, no Conjunto Palmeiras.
A fotografia de Alex mostra a cena de um caminhão em chamas, onde o fogo se alastrava para o carro de passeio ao lado, enquanto havia pessoas caminhando como “se nada tivesse acontecido”. “Elas estão tão acostumadas com a violência que aquele episódio era uma coisa banal. A foto representava isso, a violência na comunidade”, explica Alex Gomes.
Veja lista completa dos vencedores:
Mostra Brasileira de Cinema Universitário
Júri da crítica: O verbo se fez carne, de Ziel Karapotó
Júri popular: Mãos de Barro, de Savia Mirella
Júri bolsistas: Copacabana Madureira
Mostra Cearense de Fotografia Universitária
Melhor fotografia individual: Periferia Sitiada, de Alex Gomes
Melhor série fotográfica: Casca-Carne, de Bárbara de Moira
Mostra Cearense de Cinema Universitário
Júri popular: Galdino, de Talita Machado
Mostra Cearense de Bandas Universitárias
Melhor Música Autoral: Acaba Não Mundão, da TRVIBE
Melhor Banda Júri Popular: Santos de Uma Esquina
Melhor Banda Júri Oficial: Gravatas Borboletas
https://open.spotify.com/episode/3jq8MW6LWMPZNNJZdtt5av