De acordo com dados do Observatório da Língua Portuguesa, o português é hoje o idioma mais falado em todo o hemisfério sul do planeta, com 217 milhões de falantes. Os países lusófonos localizados ao sul da linha do equador são: Angola, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Com o resultado, a língua de Camões – como também é conhecido o idioma – ficou à frente de gigantes como inglês, espanhol e francês.

Para chegar ao resultado, foi calculado o número de habitantes apenas dos países lusófonos que ficam no hemisfério sul. Em seguida, foi feito uma análise em cima das nações que têm o inglês, o espanhol e o francês como idioma oficial. Os números obtidos foram: 219.829167.117 e 103.676 milhões, respectivamente.

Aparentemente, o inglês ficou com um número maior que o português. Entretanto, isso só foi possível porque os países que têm o idioma inglês como segunda língua (quando é pouco usada ou apenas em órgãos do Governo) também foram contabilizados. Se entrarem no cálculo apenas as nações que têm unicamente a língua inglesa como idioma oficial, o número cai para 44.052 milhões, bem abaixo do resultado conquistado pelo português (217 milhões).

Os países que se localizam ao sul do globo e que têm apenas o inglês como língua oficial são: Austrália, Ilhas Salomão, Zâmbia e Nova Zelândia.

Português no mundo
A língua portuguesa é falada hoje – em números absolutos – por cerca de 250 milhões de pessoas no mundo, espalhadas pelos cinco continentes. É idioma oficial de nove países e uma região administrativa especial: AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-BissauGuiné EquatorialMoçambiquePortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste e Macau (China).

É falada também por um número relevante de pessoas nas cidades de Goa, Damão e Diu (Índia), Malaca (Malásia) e no norte do Uruguai, onde é ensinada de forma obrigatória nas escolas.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles