Desde o dia 1º de outubro, está a vigorar em Cabo Verde o Acordo Ortográfico da língua portuguesa. Após seis anos de adaptação (2009 a 2015), as novas regras passam a ter caráter obrigatório em todos os órgãos do Governo, escolas, universidades e meios de comunicação.

Para o ministro da Cultura cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa, em entrevista à Agência Lusa (Portugal), a implementação do AO é “faseada e irreversível”. Com a medida, Cabo Verde torna-se o segundo país a pôr em prática as mudanças na língua de Camões. Portugal foi o primeiro, em maio deste ano.

“É melhor nós avançarmos e depois trabalharmos as outras questões, porque não vejo que o acordo venha a ser anulado, por exemplo. Cabo Verde tem essa tradição de avançar e um país com poucos recursos não pode vacilar nessas situações”, destacou o ministro à Lusa.

O acordo, firmado em 1990, já foi ratificado pela maioria dos países lusófonos, sendo que em Angola ainda não foi aprovado pelo Governo, em Portugal já entrou em vigor e no Brasil está previsto para 1º de janeiro de 2016.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles