Para comemorar os seus 10 anos, o Museu da Língua Portuguesa realizará nos dias 2 e 3 de maio o seminário “Museu da Língua Portuguesa – Conquistas e Desafios”. O evento acontecerá na Pinacoteca do Estado de São Paulo e analisará os resultados dos dez anos do espaço, que desde sua inauguração, em 21 de março de 2006, já recebeu cerca de quatros milhões de visitantes.

Além do aniversário, o seminário também irá discutir a reconstrução do museu, que teve sua sede, a Estação da Luz, destruída por um incêndio em dezembro do ano passado e o futuro da instituição.

Podem participar do evento profissionais das áreas de patrimônio e cultura. As inscrições podem ser feitas aqui. Confira a programação completa.

Reconstrução
A segunda fase de obras de recuperação do Museu da Língua Portuguesa começou no início de março e deve custar cerca de R$ 1,8 milhão. A conclusão está prevista para maio deste ano. Os recursos vêm do seguro do museu, pois o prédio tinha apólice contra incêndios no valor de R$ 45 milhões.

Exposição itinerante
Cidades do Estado de São Paulo, desde o dia 4 de março, estão a desfrutar de uma exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa intitulada “Estação da Língua”. A primeira cidade a receber a mostra foi Araraquara, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva. Atualmente, a exposição está em cartaz na cidade Pirassununga.

Ao todo, são mais de 300 metros quadrados de exposição, com destaque para o inédito “Mapa dos Falares”, que exibe o português falado em diferentes regiões do Estado de São Paulo. Em telas sensíveis ao toque, o visitante pode descobrir, por exemplo, os países em que o português também é língua nativa.

A mostra “Estação da Língua” já ocorreu por duas vezes, em 2013 e 2014. Recebeu mais de 70 mil visitantes em cidades como Santos, Araraquara e Ribeirão Preto.

Serviço
Museu da Língua Portuguesa realiza seminário em comemoração aos seus 10 anos
Data: 2 e 3 de maio
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Praça da Luz, 2, São Paulo (SP)
Inscrições aqui

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles