Desde 2009, o dia 5 de maio é o aniversário oficial daquela que é a quarta mais falada no mundo, com quase 270 milhões de “usuários”, é língua oficial em nove países e uma região administrativa especial, e é também a mais falada em todo o hemisfério sul do planeta. Trata-se do português, idioma tido por muitos como o mais belo e doce dentre as línguas latinas vivas.

A data, que foi estabelecida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), há sete anos, tem o objetivo de amplificar as culturas que se expressam em português.

Neste ano, Portugal promove cerca de 200 ações, num total de 58 países, sob o lema “Uma língua grande, como os mares”.

Homenagem
Para comemorar o aniversário do português, está a ser lançado hoje (5), simultaneamente, no Brasil e em Cabo Verde, o documentário “Nossa Língua.Doc”. A produção reuniu representantes de todos os países que falam o português no mundo, com destaque para Cabo Verde, que se localiza no centro da região conhecida como triângulo Portugal-Brasil-África.

Confira a entrevista de um dos diretores do curta, Júlio Silveira, ao Repórter Rio, telejornal local da TV Brasil no Rio de janeiro.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles