Na foto, Kevin Ho, vice-presidente da Global Media Group, Antonio Manuel, diretor-executivo da Folha de S.Paulo, Daniel Proença de Carvalho, presidente do Conselho de Administração da Global Media Group, e Paulo Saad, vice-presidente da Band. (Foto: Divulgação ANBA)

Com o objetivo de produzir notícias e entretenimento para os países de língua portuguesa, o Grupo Bandeirantes, do Brasil, e a Global Media Group, de Portugal, firmaram parceria para a criação da Plataforma.com.

O portal de notícias será voltado exclusivamente para os países e regiões lusófonas e tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano. De acordo com Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, em entrevista à ANBA, o portal terá conteúdos em vídeo, áudio e textos. “O site tem por objetivo mostrar conteúdos para todos os países lusófonos e de comunidades de imigrantes de língua portuguesa pelo mundo”, afirmou.

No Brasil, os conteúdos serão produzidos pela Band, Folha de S.Paulo e Editora Três, que também assinaram o acordo. “Estima-se que somos 280 milhões de pessoas no mundo hoje, e que até 2050 seremos 500 milhões, e estamos entre as dez línguas mais faladas do mundo”, disse Saad.

“Com esforço, vamos produzir um material que todos entendam”, detalhou Saad sobre os as variações ainda existentes na língua portuguesa. “Basicamente, queremos usar o potencial da língua portuguesa para alcançar esse imenso público e disseminar nossa cultura, mostrando conteúdos próprios de cada país, inclusive dos africanos, em vez de reproduzir conteúdo de agências de notícias europeias”, explicou o vice-residente.

À ANBA, o empresário disse ainda que também deve lançar uma versão chinesa do site, para atender melhor a comunidade de Macau, além de haver o interesse por acordos com grupos de comunicação árabes, como Al Jazeera e Al Arabiya.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles