Em 2017, a primeira edição da Exposição Fotobiográfica teve duração de cinco dias, com visitação de aproximadamente mil pessoas. (Foto: Divulgação Urca)

Em homenagem aos 130 anos de Fernando Pessoa, a Universidade Regional do Cariri (Urca) realiza até sexta-feira (3), o 1º Seminário Regional de Literaturas Lusófonas. A iniciativa é fruto da disciplina optativa do curso de Letras que introduz a obra do poeta português aos discentes.

“Queremos levar Fernando Pessoa ao povo. A própria criação heteronímica do poeta registrou uma variação enorme de personagens, do homem do campo ao pequeno burguês”, conta o professor Flávio Cavalcanti de Queiroz, mestre em Literatura e Cultura, doutor em Educação e que ministra a disciplina sobre o poeta na Urca desde 2016.

O seminário teve início na última segunda-feira (30 de julho) e já contou com a 2ª edição da Exposição fotobiográfica sobre a obra pessoana. Em 2017, a primeira edição da exposição teve duração de cinco dias, com visitação de aproximadamente mil pessoas.

O poeta
Fernando Antônio Nogueira Pessoa, poeta português e universal, nasceu em 1888 e faleceu em 1935, deixando obras em inglês, um único livro em português (Mensagem, 1934) e vasta obra publicada em jornais e revistas. No Brasil, é tão popular e reconhecido como qualquer grande poeta nacional como Drummond, Cecilia Meireles ou João Cabral. Aqui sua obra foi musicada (especialmente “Mensagem”) pela “nata” da MPB (Caetano, Gil, Tom Jobim, Ney Matogrosso, Fagner, Zé Ramalho, Edu Lobo e muitos outros…). Sua obra é interdisciplinar, interessa à literatura, à história, à sociologia, à filosofia, ao ocultismo, dentre tantas outras áreas do conhecimento humano e/ou acadêmico.

Fernando Pessoa é capítulo importante nos cursos de letras, no conteúdo que compreende o modernismo português – geração de Orpheu (1915) e destaca-se, em especial pela criação dos seus inquietantes heterônimos* (Reis, Caeiro e Campos) e do ortônimo* (F. Pessoa – “ele mesmo”) além do semi-heterônimo Bernardo Soares.

Programação
Local: Salão de Atos (Urca)

4º dia (02/08/18), quinta-feira
– 08:00 – 10:00 Talke Show e lançamento da terceira edição do livro Vero Dictus;
– 19:30 – 21:30 Lançamento do livro A cor das palavras, do Poeta Francisco Silvino.

5º dia (03/03/18), sexta-feira
– 08:00 – 10:30 Palestra com o Professor Fábio José Queiroz – Fernando Pessoa: Adeus às armas!;
– 15:00 – 16:40 Sarau nos jardins da Urca;
– 19:00 – 20:00 Apresentação do documentário- Fernando Pessoa e o Cariri;
– 20:00 – 21:30 Show de encerramento com Aparecida Silvino, canções autorais e poemas musicados de Fernando Pessoa.

Mais informações: (88) 3102 1224.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles