Formandos de vários países na UM. (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (3), a Universidade de Macau (UM) concluiu a 32ª turma do Curso de Verão de Língua Portuguesa. Mais de 460 estudantes, de várias partes do mundo, participaram das aulas que duraram três semanas. Ao todo, 23 professores de português orientaram a turma.

O curso deste ano atraiu um número recorde de estudantes da Austrália, Reino Unido, França, Índia, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Estados Unidos, China continental, Hong Kong, Macau e Taiwan. No seu discurso, o reitor da UM, o professor doutor Yonghua Song, disse que Macau desempenha o importante papel de uma ponte que liga a China aos países de língua oficial portuguesa. Por isso a UM dedica-se a promover os estudos da língua e cultura portuguesas, bem como a formação de profissionais da língua portuguesa.

O curso deste ano deu continuidade à ênfase no aprofundamento da compreensão dos alunos sobre a história e a cultura portuguesa de Macau. O Reitor espera que os participantes do curso mantenham contacto com a universidade e se envolvam em mais intercâmbios acadêmicos.

Na cerimônia de encerramento, os alunos apresentaram uma amostragem do que aprenderam no curso. Alguns fizeram discursos em português, enquanto outros vestiram trajes tradicionais portugueses de diferentes regiões de Portugal, cantaram canções portuguesas e apresentaram danças folclóricas. Jessica Xavier, portuguesa nascida em Macau, que viajou desde a Califórnia, nos Estados Unidos, a Macau para frequentar as aulas, disse que se beneficiou “grandemente da aprendizagem diária de quatro horas de português no curso”, o que a ajudou a dominar expressões portuguesas do quotidiano e a integrar-se melhor na comunidade portuguesa local.

Já Hector SungHyun Park, da Universidade de Estudos Estrangeiros de Hankuk, também está muito satisfeito com o treino intensivo de três semanas, dizendo que a UM proporcionou um “ótimo ambiente de aprendizagem”, o que lhe permitiu comunicar com estudantes de diferentes países em
português. Ele acrescenta que o curso “melhorou muito as minhas competências em língua portuguesa e vai me ajudar a realizar o sonho de um dia entrevistar o famoso jogador de futebol profissional português, Cristiano Ronaldo, em português fluente”, revela o estudante.

O curso
O Curso de Verão de Língua Portuguesa foi lançado em 1986 com o objetivo de treinar estudantes e profissionais bilíngues e promover a língua e a cultura portuguesas por meio de cursos planejados para se adequarem ao nível de proficiência e às características dos alunos.

Nos últimos 32 anos, o curso formou muitos profissionais bilíngues para Macau e outros países e regiões do mundo. O curso deste ano incluiu seis níveis: iniciação, básico, intermediário, avançado, superior e tradução em chinês/português, expondo os alunos à diversidade cultural e à complexidade da língua portuguesa.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles