Grupo dos convidados e participantes do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português. (Foto: Portuguese.People)

Com 117 equipes participantes, o primeiro e o segundo lugar gerais da 2ª edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português foram para a Universidade de Comunicação da China e para o Instituto Politécnico de Macau (IPM), respectivamente. Ao todo, 34 instituições de ensino superior participaram da competição que é organizada pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau, em parceria com o IPM.

O terceiro prêmio geral foi para uma equipe da Universidade de Estudos Internacionais de Xian, enquanto o IPM conquistou o primeiro e o segundo lugar na categoria de prêmios especiais para equipes de instituições de ensino superior de Macau.

Equipes do Instituto Politécnico de Leiria, da Universidade Jiaotong de Pequim, da Universidade de Minho, da Universidade de Estudos Internacionais de Pequim e da Universidade de Estudos Internacionais de Sichuan conquistaram os cinco prêmios de menção honrosa.

As equipes participantes desta edição foram compostas por dois ou três alunos e um professor orientador. Eles tiveram três meses para traduzir um texto de português para chinês que continha mais de cinco mil frases sem poder ultrapassar o total de dez mil. No total, 58 trabalhos foram analisados.

O primeiro prêmio geral foi de 140 mil patacas (moeda local), o segundo de 105 mil e o terceiro de 75 mil. Cada menção honrosa recebeu 25 mil patacas. O prêmio especial para as equipes das instituições de ensino superior de Macau foi de 68 mil patacas para o primeiro lugar e de 35 mil para o segundo.

Com Portuguese.People.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles