O Colóquio é organizado pelo Núcleo de Estudos de Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa (Nepa) da UFF. (Foto: Divulgação)

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizará o primeiro Colóquio Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Transições, na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).

O objetivo do evento é apresentar como tema a reflexão acerca dos gestos presentes em diversos textos contemporâneos produzidos em países africanos de língua portuguesa. Essas produções apontam para uma busca da inovação e da transformação por meio de um processo que se constitui a partir da releitura produtiva ou problematizadora de autores/textos canônicos.

No conjunto dos autores abordados, também se dará atenção a escritores da diáspora e a textos que, em outros espaços culturais, como o Brasil sobretudo, mas não apenas, dialogam com a produção desses jovens sistemas literários. O intuito principal, portanto, é colaborar com a área de Linguística e Letras, em específico com o campo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, desenhando um cenário do que é produzido hoje em termos de literatura nesses países e ampliando as possibilidades de interlocução entre as perspectivas metodológicas ligadas aos estudos culturais comparados e à literatura comparada.

O Colóquio é organizado pelo Núcleo de Estudos de Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa (Nepa), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF, do Instituto de Letras da UFF e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Universidade.

Para mais informações sobre o evento clique aqui.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles