O EPLP acontece, anualmente, nas cidades do Rio de Janeiro, Lisboa e em alguma capital africana lusófona. (Foto: Divulgação)

A partir desta quinta-feira (5), tem início o VI Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (EPLP), no Rio de Janeiro. O evento, que tem por objetivo unir povos e homenagear a língua lusófona, contará com palestras e apresentações poéticas, musicais. As atividades seguirão até sábado (7).

Além disso, haverá o lançamento de uma antalogia comemorativa com o título: ‘A Poesia na Rota dos Camões’, que contou com a participação de 142 poetas dos países lusófonos. A obra faz homenagem a importantes artistas, como a poetisa e romancista brasileira Maria Firmina dos Reis, o poeta guineense Vasco Cabral e as portuguesas Sophia de Mello Breyner Andresen e Amália Rodrigues pelo centenário.

Gratuito e aberto ao público, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: encontrodepoetasdalinguaportuguesa@hotmail.com

O EPLP nasceu em 2013 e, desde 2014, vem sendo realizado, anualmente, nas cidades do Rio de Janeiro, Lisboa e em alguma capital africana de língua portuguesa. Em 2017, Maputo (Moçambique) recebeu o evento. Em 2018, foi a vez de Luanda (Angola) ser a sede. Em 2019, o encontro passou a contar com apoio institucional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com a mentora e organizadora da iniciativa, a brasileira Mariza Sorriso, uma das propostas do projeto é promover a inclusão. Segundo ela, os encontros sempre apresentam poetas das mais variadas idades e níveis de vivência poética, renomados e premiados doutores e PHDs em Letras, ao lado de poetas neófitos. “Mais de duas centenas tiveram seus dons poéticos despertados através dos nossos encontros, alguns já com destaque internacional. Até a quinta edição, contávamos com mais de 2000 poetas participantes”, revela.

Próximos encontros em 2019
> Bissau (Guiné-Bissau): 18 a 21 de setembro
> Lisboa (Portugal): 26 a 28 de setembro

Serviço
VI Encontro de Poetas da Língua Portuguesa
Abertura: 5/9, às 14h, Real Gabinete Português, Rio de Janeiro
Dias 6 e 7/9: auditório do Museu da República, Rio de Janeiro

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles