Iniciar o estudo de um novo idioma não é tarefa fácil, pelo contrário, requer muita dedicação e empenho. E graças à tecnologia, há uma série de ferramentas que dão uma “mãozinha” no processo, tais como aplicativos gratuitos ao alcance das mãos.

Para o supervisor dos cursos de idiomas do Centro Europeu, Cassiano Soares, a vasta gama de opções também exige uma postura mais crítica e holística do usuário na hora de escolher o aplicativo ideal para enriquecer os estudos.

Confira quatro aplicativos indicados para estudantes de idiomas:

EduSynch TOEFL
Gratuito e lançado há cerca de um ano, o aplicativo é pioneiro no ensino adaptado para o TOEFL, teste da língua inglesa reconhecido por mais de nove mil agências, universidades e instituições de ensino superior em mais de 130 países. O intuito da plataforma, disponível para Web e para o sistema Android, é democratizar o treinamento para os testes de proficiência de maneira eficiente e completa.

Duolingo
Um dos nomes mais populares quando o assunto é aplicativo de idiomas, o Duolingo é uma das alternativa mais indicadas até o nível pré-intermediário. Além do inglês, o alemão, o francês e o espanhol são alguns dos idiomas a compor as lições do app, que é gratuito e está disponível tanto para iOS quanto para Android. Uma das vantagens da plataforma é o leiaute divertido, composto por jogos, que, na verdade, são pano de fundo para assimilação dos contéudos.

Khan Academy
Além de idiomas, o Khan Academy disponibiliza, para iOS e Android, lições de outras matérias, como artes, ciência e finanças. O intuito é fornecer uma educação gratuita e de alta qualidade. O resultado é um site com mais de 300 mil exercícios e uma proposta de ensino personalizado, capaz de detectar as limitações e habilidades do aluno para guiar esse processo de maneira mais eficaz.

Elevate Brain Training
Gratuito e disponível para iOS e Android, o Elevate é uma ferramenta ousada de treinamento cognitivo desenhada para estimular o pensamento lateral, com mais de 30 testes de foco, memória, matemática, entre outras áreas. Em idiomas, a internalização de aspectos qualitativos é um grande diferencial. Poder de síntese, raciocínio lógico e uso adequado do idioma são alguns dos pilares da plataforma, que desde de maio de 2014, mês do lançamento, já teve mais de dez milhões de downloads na App Store e no Google Play.

Tagged in:

, ,

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles