A iniciativa é destinada a jovens de baixa renda e com idades entre 18 e 26 anos

Acaba de chegar aos estados da Bahia e do Ceará a Soul Bilíngue, iniciativa social que democratiza o acesso à língua inglesa e ao estudo internacional, por meio de bolsas de estudo, a jovens de periferia e estudantes ou ex-alunos de escola pública. Para participar, é necessário ter entre 18 e 26 anos de idade e possuir renda bruta de até R$ 1.650, o equivalente a um salário mínimo e meio.

Até 20 de maio, o candidato poderá acessar o site da Soul Bilíngue, clicando aqui, e fazer sua inscrição. O edital, com informações gerais e requisitos, está disponível aqui. É preciso pagar uma taxa social de R$ 25 para se candidatar. O programa é gratuito aos aprovados.

Atualmente, o programa conta com cerca de 250 jovens ativos, sendo 78% residentes do estado de São Paulo, 11% do Rio de Janeiro, 8% de Minas Gerais e 2% do Espírito Santo. Os encontros são 100% on-line. “Evoluí meu inglês de forma que eu nunca consegui, nem fazendo cursos presenciais”, afirma o estudante, Emerson Gustavo Araújo, de 24 anos, de Carapicuíba/SP.

Em 2019, a Soul Bilíngue – em parceria com escolas de idioma no exterior – enviou 10 estudantes de periferia para estudarem inglês em destinos como Austrália, Canadá, África do Sul e Inglaterra. “A Soul está mudando minha vida, me fazendo sonhar novamente. Mesmo que eu não consiga o intercâmbio, serei eternamente grata por todo o aprendizado”, conta a estudante Núbia Silva, 23, de São Bernardo do Campo/SP.

O programa
Cada edição do Soul Bilíngue tem duração de seis meses e os alunos aprovados no processo seletivo fazem imersão de inglês de mesma duração, aproximadamente. As aulas on-line de inglês ocorrem todos os sábados e, para a próxima edição, também haverá encontros obrigatórios às quartas-feiras, no período noturno. Além disso, cada aluno contará com um mentor individual para a prática de conversação e também terá acolhimento emocional com psicólogos voluntários no decorrer do processo. Durante esse período, o jovem estará disputando por, pelo menos, oito bolsas de estudo no exterior e ganhará pontos por desempenho e comprometimento ao longo dos seis meses.

Para o programa acontecer, a Soul Bilíngue conta com um time de nove pessoas na linha de frente e mais de 250 voluntários ao redor do mundo, sendo eles mentores de inglês, psicólogos, professores e, inclusive, ex-alunos da instituição. “A Soul Bilíngue construiu uma comunidade muito grande de pessoas que acreditam na causa e que contribuem muito com suas habilidades. São pessoas, ao redor do mundo, que conquistaram seus sonhos e objetivos e que também querem ajudar o jovem de periferia a alçar grandes voos”, afirma Ariane Noronha, fundadora e CEO da Soul Bilíngue.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles