Bom dia, rapazes! O Homem ETC está crescendo a cada dia e agora toda segunda-feira vamos poder ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música (boa música, por favor) com a coluna do Lucas Benedecti. Bem vindo Lucas!

Olá aos frequentadores do Homem Etc! É um prazer compartilhar um pouco da minha vivência musical aqui, num espaço privilegiado.  Estarei escrevendo toda segunda-feira sobre novidades do mundo da música pop. Espero contribuir também indicando canções, artistas, e outras coisas mais. Se você é adepto de novas sonoridades, está no local certo. Obrigado, Diego Gregório, pelo convite e… vamos de música!

LA BLOGOTHÈQUE

IMAGEM 1

 

A Copa no Brasil mudou a cabeça dos estrangeiros, que deram novo olhar à riqueza da música canarinha atualmente. A nova série de vídeos do site “La Blogothèque” (http://www.blogotheque.net/) traz 14 Take Away Shows filmados em São Paulo com artistas como Rafael Castro, Lucas Santanna, Criolo, Emicida, Mallu Magalhães, Tulipa Ruiz, entre outros.

Para quem ainda não conhece o tipo de apresentações que o La Blogothèque  filma e produz, vale a muito a pena conferir o arquivo disponível. O princípio é o mesmo do site brasileiro Música de Bolso (http://www.musicadebolso.com.br/_v2/home.php). Canções ganham versões nas ruas e em locais inusitados.

Os vídeos estão sendo soltos aos poucos. Se quiser acompanhar essa “saga” filmada em SP, sugiro que se inscreva no canal do YouTube do La Blogothèque

Você pode fazer isso clicando aqui:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=TRHgexXi5vQ&list=PLhRxt0PzmnsNWn9K-KemKHAbnn50LzuLw[/youtube]

 

SHOEGAZE

My Bloody Valentine, Cocteau Twins, The Jesus and Mary Chain, Slowdive, Ride, Chapterhouse, Lush, Curve, Swervedriver. Curte essas bandas? Se sim, vai gostar de saber que recentemente foi lançado o documentário “Beautiful Noise”, que aborda a trajetória musical dos shoegazers. O filme é uma produção independente do diretor de primeira viagem Eric Green.

beautiful-noise

 

SHOEGAZE 2

Classificado como gênero ou não (acho que realmente não importa), o shoegaze abre uma discussão interessante acerca da música que começou a ser feita nos meados dos anos 1980.

Definir o “shoegaze” é tarefa complicada. O termo foi cunhado pejorativamente pela imprensa inglesa para definir o comportamento de uma banda que a princípio não deu a mínima atenção para o seu público.  Diziam que os músicos miravam os seus tênis, num clima introspectivo. Daí veio o shoe (sapato) + gazer (contemplador).

Mesmo que seu início tenha sido incompreendido, alguns músicos no documentário comentam que algo transformador na música que estava por vir.  Em meio a extremos, entre a delicadeza harmônica e os ruídos caóticos, encontrava-se a poesia.

Dá só uma olhada:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=k3K8Nru6fnc[/youtube]

SHOEGAZE 3

A onda shoegaze não para por aí. Muitos adeptos do post-rock, do grunge e até mesmo de subgêneros da música eletrônica foram influenciados pelo “estilo”. Não é à toa que no documentário aparecem depoimentos de Billy Corgan (Smashing Pumpkins), Wayne Coyne (Flaming Lips), Trent Reznor (NIN), Robert Smith (The Cure), entre outros. Até os Beatles ganharam uma versão shoegaze bem elaborada pela banda japonesa Meeks. Aqui está:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Nfm-fehAYx0 [/youtube]

 PARA QUEM GOSTA DE LISTAS

O que você anda ouvindo? Este ano está sendo propício para todos os gostos. Beck, Jack White, Bombay Bicycle Club, Damon Albarn e Hercules & Love Affair foram alguns dos nomes que lançaram álbum em 2014. Entre os brasileiros estão Nação Zumbi, Mombojó e Silva. Aqui vão algumas listas dos melhores do ano do cavalo, que passa voando, ou melhor, correndo.

 25 melhores discos de 2014 (Miojo Indie)

Melhores discos de 2014 (Brasil Spot) 

 Os 10 LPs mais incríveis de 2014 até agora (Noize)

 

Valeu, rapazes, espero que gostem das dicas e compartilhem comigo seu estilo musical!

 

Colunista: Lucas Benedecti