Homem etc

Todos os Sons – Por Lucas Benedecti

Olá, meu nome é Lucas e gostaria de ter Neil Young e Luiz Melodia como avôs, Thom Yorke e David Gilmour como tios e Jonny Greenwood e Kurt Cobain como amigos. Vamos, mais um dia, falar sobre música.

POND

pond

Citei, acho que algumas vezes, o poder musical das bandas australianas por aqui. Uma banda de lá, que tem sido responsável pelo resgate do rock psicodélico nos últimos tempos, é o Tame Impala. Mas você já ouviu Pond? Digamos que a banda é quase mãe do grupo de Kevin Parker. Dois integrantes da banda, Nick Allbrook e o baterista Jay Watson contribuíram diretamente para a formação do Tame Impala.

O Pond nasceu em 2008, como um projeto colaborativo para “aqueles que quisessem tocar o que desejassem”, ou, em outras palavras, viajar em experimentos musicais. Isso pode ser visto no primeiro álbum deles, o “Psychedelic Mango”.  Até o presente momento, o Pond já tem cinco discos lançados. E está a caminho do seu sexto, que se chamará “Man, It Feels Like Space Again”.

Foi em 2012 que a banda teve destaque internacional, pela NME, enquanto faziam turnê nos Estados Unidos. Certamente o sucesso do disco “Innerspeaker” (2010), do Tame Impala, contribuiu com o fato, já que os músicos citados, Nick Allbrook e Jay Watson, faziam parte das duas bandas.

É curioso e interessante saber que os grupos estão interligados. Kevin Parker, por exemplo, tocou bateria(!) no disco “Beard, Wives, Denim”, do Pond. Enquanto Nick Allbrook – por sinal um artista de personalidade que leva o Pond à frente -, no Tame Impala, ficava na retaguarda, tocando baixo. No ano passado, Allbrook decidiu se dedicar somente ao Pond.

Mas, enfim, vamos de música? Fiquemos com o álbum de 2013 da banda, o “Hobo Rocket”, que acho o melhor deles.

 PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=5C0eGQOxT7M[/youtube]

***

VIDA E OBRA DE IAN CURTIS

ian

O que você anda lendo? Na última semana bati o olho na biografia de Ian Curtis (ex-Joy Division) e não tive dúvida: comprei. O livro, intitulado “Tocando a Distância”, foi lançado só em maio deste ano no Brasil, apesar de ter sido escrito em 1995. Nele, a viúva de Ian, Deborah Curtis, resgata a história de vida do músico inglês que se matou em 1980, quando tinha 23 anos.

A ex-esposa de Curtis afirma que escreveu o livro como forma de superação. Ainda não entrei em seu cerne, mas é possível perceber apenas com a leitura do primeiro capítulo que se trata de uma biografia sincera e detalhada. Deborah conviveu desde a adolescência com Ian. Foi sua segunda namora e o acompanhou nos tempos de sua banda “Warsaw”, que viria a se tornar o Joy Division.  

É interessante conhecer um pouco do cenário de Manchester, cidade onde a carreira de Ian se catalisou, quais eram suas influências primordiais (entre Bowie, Lou Reed, Sex Pistols), além de adentrar em sua personalidade, para saber, enfim, como nasceu o Unknown Pleasures – disco que marcou a história do rock – e como se deu seu triste fim.

No livro, é possível conferir todas as letras das suas músicas, inclusive traduzidas, e algumas de suas fotos. A obra serviu ainda para guiar a produção e roteiro do ótimo filme sobre o líder do Joy Division, que se chama “Control” (2007) e segue completo abaixo, para quem ainda não viu!

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=EMldVpaK_Ig[/youtube]

***

GOD HELP THE GIRL E O BELLE AND SEBASTIAN

god

Stuart Murdoch, da banda escocesa Belle and Sebastian, agora é também diretor de cinema. Ele está lançando o filme God Help The Girl, que estreia dia 5 de setembro na América do Norte e 16 de agosto no Reino Unido. Além de dirigir e produzir, Murdoch compôs a trilha da obra, que terá lançamento na próxima segunda-feira (18). Recentemente, um clipe do soundtrack, também de autoria do músico, foi lançado. Segue abaixo.

O enredo de God Help The Girl aborda a história de três jovens que estão formando uma banda. A ideia do frontman do Belle and Sebastian era antiga e ele já vinha flertando com o cinema. Estrelado por Emily Browning, Olly Alexander e Hannah Murray, o longa metragem ainda não tem data de lançamento no Brasil. 

PLAY:

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=FkE5ZstVzOk#t=68[/youtube]

***

NICK OLIVERI: DEIXE-O SOZINHO

nick

O ronco do motor de uma potente motocicleta pode ser ouvido logo no começo da nova faixa que Nick Oliveri soltou para audição dos fãs. A música “Human Cannonball Explodes” (logo abaixo) estará no seu novo disco solo, chamado Leave Me Alone. O ex-baixista careca do Queens Of The Stone Age vem mais uma vez trazendo um som pesado. Ele produziu e tocou vários instrumentos nesse novo disco que será lançado próximo mês. Nick tratou ainda de convidar guitarristas como Phil Campbell (Motörhead), Dean Ween (Ween), Bruno Fevery (Kyuss Lives!).  Seu último álbum foi o Demolition Day (2004). Mondo Generator e Kyuss são os outros projetos “tocados” pelo músico.

PLAY:

https://soundcloud.com/ogs-3/nick-oliveris-uncontrollable-human-cannonball-explodes

***

FLAMING LIPS E OS BEATLES

flam

Finalmente o Flaming Lips deu notícias sobre sua homenagem aos Beatles. Trata-se do lançamento do disco “With A Little Help From My Fwends”, que traz uma versão de todas as músicas do clássico álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. O décimo quarto trabalho de estúdio da banda já teve a capa divulgada (acima). Os caras também anunciaram os convidados que irão acompanha-los nessa viagem rumo ao céu com diamantes. Segue, faixa-a-faixa:

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (feat. My Morning Jacket, Fever The Ghost and J Mascis)

With a Little Help from My Friends (feat. The Flaming Lips, Black Pus and The Autumn Defense)

Lucy In The Sky With Diamonds (feat. Miley Cyrus, Moby and The Flaming Lips)

Getting Better (feat. Dr. Dog and Chuck Inglish)

Fixing A Hole (feat. Electric Wurms)

She’s Leaving Home (feat. Phantogram and Julianna Barwick)

Being For The Benefit Of Mr Kite! (feat. The Flaming Lips, Maynard James Keenan and Sunbears)

Within You Without You (feat. Birdflower and Morgan Delt)

When I’m Sixty-Four (feat. The Flaming Lips and more)

Lovely Rita (feat. Tegan & Sara, Stardeath and White Dwarves)

Good Morning Good Morning (feat. Zorch, Grace Potter and more)

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise) (feat. Foxygen and MGMT)

A Day in the Life (feat. The Flaming Lips and Miley Cyrus)

 ***

Por hoje é isso. Até a próxima semana. Saudações,

Lucas Benedecti

lucas.benedecti@gmail.com

 

 

 

 

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *