Homem etc

Todos os Sons – Por Lucas Benedecti

Olá! Vamos começar setembro com muita música? Todos os Sons hoje traz notas sobre o novo show de Kate Bush e novas do Radiohead e The Vines!  

A VOLTA DE KATE BUSH

KATE BUSH

A volta da cantora inglesa Kate Bush aos palcos, após 35 anos (!!!), foi a notícia musical mais comentada da semana. Seu retorno foi marcado por uma série de elogios da crítica e do público que esteve presente na sua apresentação em Londres, no último dia 26. Divido em três atos, o show contou com mais de 20 músicas e performances inesperadas, como não poderia faltar.

Intitulado “Before The Dawn”, o espetáculo foi baseado nas canções de seus discos mais recentes, como o “Aerial” (2005). Bush se reapresentou ao público de maneira autêntica. Foi acompanhada por dançarinos e uma produção que não se via desde os tempos áureos de Pink Floyd, segundo o jornal The Guardian. No palco, a presença de helicópteros, ondas gigantes e personagens com cabeça de peixe-esqueleto.  Além de toda a cenografia e interpretação, Kate brilhou ao entoar seu canto.

A repercussão foi tanta (principalmente na Inglaterra, claro), que o Bush atingiu um fato histórico: onze álbuns seus estiveram nessa última semana entre o top 100 britânico. A coletânea “The Whole Story” apareceu em 8º lugar, “Hounds of Love”(1985) em 14º, e seu disco de 2011, 50 Words for Snow esteve em 32º lugar.

É entusiasmante ver a força de Kate Bush, que explodiu nos anos 1980. O seu sucesso atualmente demonstra a solidez de seu trabalho ao longo do tempo. Continua a ser uma artista que traça seus caminhos com criatividade e qualidade. Após trinta e cinco anos, é referência para tantos artistas e compositores.  

***

O MUNDO DO RADIOHEAD

RADIOHEAD

 

Se Kate Bush está fazendo enormes performances no palco, o Radiohead está criando experiências sensoriais para os seus fãs. No começo deste ano, a banda lançou um aplicativo chamado PolyFauna (para iOS e Android). O app permite que usuário navegue por um mundo (sombrio) – criado pelo artista Stanley Donwood – ao som das experiências sonoras do grupo inglês. 

Parece que Thom Yorke, vocalista do Radiohead, se empolgou com a ideia e decidiu dar mais novidades aos adeptos do aplicativo. Trata-se de uma atualização, incluindo novas músicas e experiências imagéticas (como se pode ver na foto acima). Neste primeiro de setembro – mês em que a banda deve entrar em estúdio para gravação de novo álbum – Yorke postou em sua conta no Twitter várias fotos do que virá a ser esse upgrade do app.

 

***

THE VINES

TheVines

Num ano cheio de lançamentos de bandas que tiveram seu auge no começo dos anos 2000, o The Vines não poderia deixar passar. Os australianos estão lançando neste dia 2 de setembro o seu sexto álbum, intitulado “Wicked Nature”. São 22 faixas. Um disco duplo. Todas as músicas são produzidas pelo vocalista e guitarrista Craig Nicholls. O mais legal é que o CD inteiro está disponível para audição no SoundCloud do trio. Com o Vines, é aquela coisa: basta dar o play para sentir o clima de 2002, quando estouraram com o single “Get Free”.

PLAY: https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/playlists/41581794%3Fsecret_token%3Ds-8f5qu&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true

***

CATCH THE BREEZE

SLOWDIVE

Que tal ficarmos com a performance de “Catch the Breeze”, do Slowdive no Pitchfork Music Festival 2014? Pois é, muito bom ouvir/ver que o grupo está de volta e fazendo um som desses, no melhor estilo shoegaze. Até a próxima semana!

 PLAY:

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=faMPlUbsPRU#t=183[/youtube]

 

 Lucas Benedecti

lucas.benedecti@gmail.com

 

Recomendado para você