Olá! A coluna Todos os Sons de hoje traz novidades sobre o filme que retrata o início do Daft Punk. Confira também os melhores clipes da semana e uma playlist especial para uma história em quadrinhos!

DAFT PUNK EM FILME

Daft Punk

Se hoje escutamos Daft Punk no rádio é porque certo movimento da música eletrônica ocorreu na França, no final dos anos 1990: o French House. A música dançante que caracteriza o duo citado teve seu “boom” em meio a festas particulares em clubes e apartamentos franceses. Daí apareceram duos também como Cassius e Air.

Para entender como tudo começou, basta acompanhar o lançamento de Eden, em novembro. O filme tem sua trama baseada no início da carreira de Thomas Bangalter e Guy de Homem-Christo, adolescentes que repaginaram o gênero “house music” fazendo todo mundo dançar em suas festas.

O longa-metragem francês é dirigido por Mia-Hansen Løve e ganhou recentemente um trailer (conferir abaixo). Em seção especial, será exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá).  O Daft Punk já aprovou o filme, liberando suas músicas para compor a trilha sonora.

 PLAY:

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=e5JuNt2SC-8[/youtube]

***

MÚSICA E QUADRINHOS

SOLO

Hoje em dia, não é mais novidade encontrar na sua livraria predileta histórias emquadrinhos ao lado de clássicos da literatura. O “gênero” tem se popularizado e ganhado vários formatos e experimentos em torno de sua essência.  Conheci, nesta semana, o “webcomic” chamado Solo, de Hope Larson, que está disponível online aqui.

Trazendo mais do que uma roteiro interessante (sobre uma musicista que tem que lidar com o rompimento de seu casamento e sua banda de rock) e traços agradáveis, a obra de Larson nos presenteia com uma ótima trilha sonora para se ler o “gibi”. Trata-se de uma playlist com composições de bandas contemporâneas como DIIV, Savages, Beach Fossils, Craft Spells, Whirr, Weekend. A ideia é explica pela curador das músicas, Michael Stock, em entrevista para o site Pitchfork:

“A trilha sonora funciona um pouco diferente do que a trilha sonora do filme. Com uma história em quadrinhos, é claro, o leitor define o ritmo da história. O leitor também pode escolher qual das 19 faixas melhor se adapta a cena. Eu definitivamente tinha algumas faixas em mente para certas cenas, mas é uma experiência legal tentar trocar as músicas para diferentes cenas”.

As bandas que participaram da trilha sonora ganharam como contrapartida uma divulgação divertida e criativa feita pela autora: o desenho das camisetas de cada uma delas (imagem acima).

***

U2 NO SEU ITUNES

u2

Já notou as músicas no U2 na sua conta do iTunes? A banda irlandesa, em parceria com a Apple lançou, na última terça-feira, o disco de inéditas “Songs of Innocence”. O álbum marca um período de cinco anos da banda sem lançamentos e surpreendeu a todos com a disponibilização das faixas de forma gratuita. Segundo a revista Rolling Stones, o anúncio de lançamento foi feito por Tim Cook, CEO da Apple, em uma conferência realizada na Califórnia, para o lançamento do novo iPhone 6, onde a banda tocou o primeiro single do álbum, “The Miracle (of Joey Ramone)”. Resta agora conferir atentamente o que as 11 músicas do grupo de Bono Vox nos trazem.

***

ALGUNS CLIPES DA SEMANA

eelen

Vamos encerrando a coluna de hoje com alguns clipes que foram lançados na última semana. O primeiro deles não se trata exatamente de um clipe, mas uma surpresa do diretor Spike Jonze para a cantora do Yeah Yeah Yeahs, Karen O, que acabou de lançar um disco solo chamado “Crush Songs”. A canção “Ooo” ganhou vida na dança da atriz Elle Fanning (foto) pelo New York Metropolitan Opera House.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=DtVk9otjN24[/youtube]

*

Julian Casablancas e seu grupo The Voidz soltaram um vídeo para a música “Where No Eagles Fly”. No clipe, um pouco de sangue e uma coleção de imagens do projeto do cantor do The Strokes. O álbum do grupo, chamado Tyranny, será lançado no dia 23 deste mês.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=RYRt2rEAcyU[/youtube]

*

Quem também lançou clipe foi Rodrigo Amarante. “Tardei”, a última faixa do seu disco solo de 2013 (Cavalo), tem um clima meio Simon and Garfunkel e é de grande melancolia.  O ruivo, ex-Los Hermanos, que está morando nos EUA, voltará ao Brasil, em um show marcado no Popload Festival, em São Paulo, dia 28 de novembro, ao lado de Cat Power, Tame Impala e outros.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fJ2zWRWOp_s[/youtube]

*

Lucas Benedcti_Assinatura

 

Até a próxima!

Lucas Benedecti

lucas.benedecti@gmail.com