PJ HARVEY EM ESTÚDIO E O QUE VEM EM 2015

PJ Harvey

PJ Harvey está perto de gravar o seu nono álbum, após três anos sem lançar canções inéditas. Desta vez, a cantora inglesa decidiu compor suas músicas de forma diferente para seu novo disco ainda sem título. Ele será gravado e composto ao vivo como parte de uma instalação artística no Somerset House, em Londres, que vai de 16 de janeiro a 14 de fevereiro. O público poderá acompanhar tudo de perto. Harvey e os seus músicos/produtores John Parish e Flood estarão dentro de um estúdio de vidro customizado para realizar um “Recording in Progress”.

“Eu quis esse tipo de gravação para poder operar como se fôssemos uma exposição em uma galeria”, disse Harvey para o jornal The Independent. “Espero que os visitantes possam experimentar o fluxo de energia do processo de gravação”, observou ainda a cantora. Os ingressos para ver todo o processo de perto, infelizmente, já estão esgotados. Vamos, então, de PJ?

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=zh41ANc_tMc[/youtube]

Mas não é só PJ Harvey que trará a nós o ar de sua graça em 2015. Muitos (bons) álbuns deverão ser lançados neste ano. Quem recentemente anunciou que estará com novas canções para o ano é o Tame Impala. Vamos a uma pequena lista?

– Panda Bear. Álbum: Panda Bear Meets the Grim Reaper (Lançamento: 13 de janeiro)
– Belle and Sebastian. Álbum: Girls in Peacetime Want to Dance (Lançamento: 20 de janeiro)
– The Decemberists. Álbum: What a Terrible World, What a Beautiful World (Lançamento: 20 de janeiro)
– Sleater-Kinney. Álbum: No Cities to Love (Lançamento: 20 de janeiro)
– Father John Misty. Álbum: I Love You, Honeybear (Lançamento: 10 de fevereiro)
– The Juliana Hatfield Three. Álbum: Whatever, My Love (Lançamento: 17 de fevereiro)
– Dan Deacon. Álbum: Gliss Riffer (Lançamento: 24 de fevereiro)
– Lady Lamb the Beekeeper . Álbum: After (Lançamento: 3 de março)
– Modest Mouse. Álbum: Strangers to Ourselves (Lançamento: 3 de março)
– Will Butler. Álbum: Policy (Lançamento: 10 de março)
– Laura Marling. Álbum: Short Movie (Lançamento: 24 de março)
– Faith No More. Álbum: A ser anunciado (Lançamento: abril)
– My Morning Jacket. Álbum: A ser anunciado (Lançamento: abril)

Entre outros nomes que deverão lançar álbum neste ano são: Adele, Band of Horses, Chromatics, Brandon Flowers, The Dead Weather, Death Cab for Cutie, Grimes, James Blake, Mumford and Sons, Radiohead, Smashing Pumpkins e Tool.

****

NOVA MÚSICA DO BROKEN SOCIAL SCENE
Broken Social Scene
O Broken Social Scene disponibilizou o clipe de uma música inédita nesta última semana. A canção “Golden Facelift” estava guardada desde 2010, pois faria parte do disco “Forgiveness Rock Record”. A música do coletivo canadense foi selecionada pelo projeto “Broadsheet Music: A Year in Review” da gravadora Art & Crafts em colaboração com o jornal The Globe and Mail, que teve o objetivo de escolher canções que, de alguma forma, retratassem o ano de 2014. O clipe a baixo, feito por um fã da banda, é exatamente uma retrospectiva do ano passado e deixa uma mensagem de advertência postada pela banda: “tem sido um ano de brutalidade incrível e toda a humanidade tem muito a responder”.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=7YFWxqnnmqE[/youtube]

****

MELHORES VÍDEOS DE 2014

O blog francês La Blogothèque, já citado algumas vezes aqui, disponibilizou duas listas de seus melhores vídeos em 2014, dividas por “Take Away Shows” (que consiste em performances de músicos em locais públicos) e “Long format films” (pocket shows, festas e shows promovidos). Baseado nessas listas, fiz uma seleção minha. Mas, por favor, se você ama música, corra para ver todas elas completas aqui e aqui. Mesmo porque, pelo formato disponível dos vídeos, não poderei postar alguns favoritos. Em 2014, o blog esteve até mesmo no Brasil.

Play:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Ps_JnEqMGec[/youtube] [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=7NbhCugt6-E[/youtube] [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=bVNay2Aku1Y[/youtube] [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=_4I8bA08yWU[/youtube] [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=kYOwbr1SVWs[/youtube]

 

****

Lucas Benedecti

lucas.benedecti@gmail.com