No nosso país, pouquíssimas marcas foram responsáveis por incluir seus garotos-propaganda na memória dos brasileiros por tanto tempo.
Mas este, com certeza é o caso da C&A. Afinal, quando se fala em garotos-propaganda da TV brasileira, provavelmente um dos primeiros que vem a mente, é o Sebastian do “abuse e use”.
E foi em 1990 que estreou na televisão nacional, o garoto-propaganda negro mais marcante até hoje.
O responsável pela criação do personagem, foi o Woody Gebara, que na época tinha a missão de fazer algo que aproximasse o público alvo da marca por afinidade.
“O desafio do brifieng era criar uma campanha hard-sell, mas que ao mesmo tempo fosse fashion, irreverente, inovadora e diferente. Pela conexão da marca com a classe C, desde aquela época, já me veio à cabeça um afro-brasileiro, que representa a maioria no país” – afirma Woody.
Vale lembrar que o primeiro comercial com a participação do Sebastian foi inspirado numa clássica cena de “Blues Brothers” (Os irmãos cara de pau), na qual o cantor Cab Caloway agita uma plateia com muita dança e carisma.
Vamosa dar uma olhada na cena e no 1º comercial:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=zZ5gCGJorKk[/youtube]
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=yVrh6yt9EdA[/youtube]
O ator e bailarino foi o principal referencial da marca, mas como manter a imagem de um personagem intacta durante 20 anos?
Gebara relata que “Era preciso evitar o desgaste. Colocávamos o Sebastian apenas para anunciar as coisas mais importantes. Ele tinha que aparecer nos momentos mais nobres para não ficar algo repetitivo”.
Curiosidades:
– Sabia que, por 18 anos, a voz de Sebastian nos comerciais “Abuse e Use” não é mesmo dele? A rouca e frenética voz é, na verdade, do cantor e locutor Josias Damasceno.
– Sebastian fez sucesso como garoto-propaganda, mas seu verdadeiro amor é a música. O dançarino é também cantor e lançou um álbum soul em um evento no SPFW.