A educação de Fortaleza: desumana, preconceituosa e homofóbica?!

01

O Plano Municipal de Educação de Fortaleza sofreu na última terça-feira, 23, um desfalque que só revela como a intolerância e conservadorismos ainda são fortes na política local.

Com 25 votos a favor e 15 contra, a bancada fundamentalista da Câmara Municipal de Deputados aprovou a retirada de um parágrafo que incluía na formação dos profissionais da educação a inserção de “conteúdos que contribuam para a pacificação de diálogos, a superação de preconceitos e discriminações, além de violências sexistas e homofóbicas, de modo que a escola se torne um espaço pedagógico livre e seguro para todos”.

A coluna lamenta o episódio; em meio a tantos crimes de ódio e intolerância é importante trazer essa discussão e uma formação mais humanizada e inclusiva para as escolas, além de ter profissionais preparados para tratar do tema, o que infelizmente aqui em Fortaleza não deve acontecer.

Mais quem uma derrota para os GLBT’s, a retirada desse parágrafo só contribui para que uma nova geração de fortalezenses, saia da escola sem saber conviver, aceitar e respeitar as diferenças. Num momento onde até a Igreja Católica tem demonstrado maior tolerância sobre o tema, cá estamos num berço parlamentar retrógrado e cinza.

****

Quer casar comigo?

02

Harry Louis está sempre no olho da mídia, dessa vez o ex-ator pornô e ex-namorado do estilista Marc Jacob virou notícia após pedir o atual namorado em casamento, o também brasileiro Allyson Chinalia, durante o programa “El atico TV”, na TV espanhola.

“Tinha programado para pedir ele em casamento no alto da Torre Eiffel, em Paris, mas essa televisão aberta da Espanha me convidou para divulgar o concurso Miss Gay do país e abrir a semana do Orgulho Gay. Achei que essa oportunidade foi muito mais conveniente e por ser uma causa que sempre lutei”.

****

“Red Hot” um calendário pra quem gosta de ruivos

04

Fruto do projeto desenvolvido pelo fotógrafo Thomas Knights, o registro da beleza de homens ruivos acaba de ganhar mais uma vertente.

Depois das exposições fotográficas em Nova York, o projeto surge como um calendário cheio de imagens lindas.

“Mais sexy, mais elegante e de alguma forma mais nervosa do que antes” comentou Thomas sobre o projeto. O calendário terá suas vendas destinadas ao projeto Anti-Bullying Alliance, mais informações podem ser adquiridas no site http://www.redhot100.com/

****

2° Casamento Coletivo Homoafetivo de Fortaleza

05

Já havíamos noticiado na coluna “Entre Rapazes” sobre a realização de um casamento coletivo homoafetivo aqui em Fortaleza e finalmente o tão esperado dia chegou. Amanhã, 27, às 18h, cerca de 30 casais homo irão oficializar sua união perante a lei.

O casamento civil coletivo acontece no Estoril, na Rua dos Tabajaras, 397 na Praia de Iracema. Essa não é a primeira vez que Fortaleza realiza uma mobilização linda como essa, em 2014 o evento foi realizado na Cidade da Criança, no Centro da cidade.

A coluna parabeniza a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT’s pela promoção do evento e deseja todas as felicidades aos noivos e noivas.

****

Cabaret Rouge

06

No sábado, 27, a Meet Music & Lounge promove a festa “Cabaret Rouge”, mais uma vez ocupando o Palace Bistrô na Rua Major Facundo, 30 no Centro.

Na line up a DJ Anne Louise de Salvador, além dos residentes Diego Baez, Ferrucio Alison, Roberta Twiggy, Moa Monteiro e Rachid Barros, além de lives com as cantoras Nayra Costa, Di Ferreira e Joyce Malkomes.

Os ingressos podem ser adquiridos através do site: http://migre.me/qrWD7

Cabaret Rouge
Quando: 27 de junho (sábado) às 23h
Onde: Palace Bistrô – Rua Major Facundo, 30 no Centro

****

1º Festival do Orgulho LGBT

07

No domingo, 28, a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura se enche de cores com o 1° Festival do Orgulho LGBT. O evento faz parte da programação da Semana da Diversidade Sexual do Ceará, e fecha com chave de ouro as comemorações.

A música ao vivo fica por conta das cantoras Mary Gomes, Lidiane Vaz e Di Ferreira (Banda The Dillas), o coletivo “As Travestidas” também marca presença no festival, além de um line-up reunindo alguns dos mais conhecidos DJ’s do estado, garantindo muita música pop e eletrônica, entre eles: Gustavo Vibe, Ítalo Magno, Fábio Ballack, Adrian Brasil, Kaio Bastos, Marcos BDR e Alice Dote, Thiago Costta, Diego Baez, Lobinha, Leo Telles e Roberta Twiggy integram a lista.

Festival de Orgulho LGBT
Quando: 28 de junho (domingo)
Horários: 16h às 23h
Onde: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema).

****

Anderson Lauro para levar para casa

08

Semanalmente publicados na coluna “Cena G” do jornal O POVO, as tirinhas do personagem Anderson Lauro vão finalmente ganhar uma coletânea. “Meninos não choram… mas ficam passados” será lançado no próximo dia 04 de julho, às 15h, na Gibiteca de Fortaleza, já na livraria Cultura o lançamento acontece no dia 10 do mesmo mês às 19h.

Criação de Denílson Albano, Anderson é um garotinho extremamente fofo que vive situações divertidas numa descoberta da sua sexualidade, no seu amor pelos meninos do colégio e sempre acompanhado do seu fiel amigo, o ursinho Pompom.

****

A Coluna Entre Rapazes é de autoria do Thiago Silva.
thiagojornalismo@outlook.com