Não são apenas as mulheres que gostam de mudar o visual e variar a forma como usam o cabelo. Assim como elas, os homens modernos estão cada vez mais por dentro das tendências da moda e da beleza. Prova disso é a quantidade de modelos de cortes que surgem a cada ano para eles. Para não ter erro na hora da escolha do visual, os mais vaidosos, que buscam sempre inovar a cabeleira, devem estar atentos para quais modelos são ideais para o tipo e a quantidade de cabelo que possuem, além de averiguar se o corte da moda combina com os seus formatos de rosto.

Os mais modernos exigem uma manutenção maior e, para isso, secador, escovas, gel, pomadas e finalizadores também podem e devem ser utilizados por eles na hora de manter e estilizar o cortes, além de serem produtos cada dia mais procurados pelo público masculino. Na Fígaro Barbearia, os vaidosos de plantão encontram uma equipe de profissionais que podem orientá-los melhor na escolha do visual e executá-lo com perfeição. Confira a seleção de cortes que estão em alta e para quais tipo de cabelo e rosto mais se adequam:

Corte Degradê

O corte degradê, ou faded haircut, se popularizou no Brasil há algum tempo e suas variações continuam sendo as mais pedidas nas diversas barbearias do País. Esse estilo é um revival dos estilos “americano” e “meio-americano”, que conquistaram o mundo nas décadas de 50 e 60 e eram inspirados nos cabelos usados pelos militares dos Estados Unidos.

Com laterais baixas em degradê, que são chamadas de “fade”, em inglês, o corte é bem versátil e fácil de manter e pentear. Tem linhas bem definidas, ângulos ousados e as laterais vão diminuindo a densidade de fios conforme chega ao final do cabelo. Uma boa opção para quem não quer perder tempo e procura praticidade. Com um pouco de gel, cera ou pomada, é possível fazer topetes, bagunçar o topo da cabeça ou, ainda, assentar para trás no estilo “comb over”, que também está em alta. Além disso, combinam bastante com barba, seja curta, estilo por fazer, ou mais longa.

Razor part

Variação do corte degradê, o razor part tem laterais raspadas, ou mais baixas, e volume no topo, com topete, franja ou outras alternativas. A única diferença, como o próprio nome do corte sugere, é a risca feita com navalha que divide a partes de cima das as laterais. Com o topo modelado para trás ou para o lado, o corte deixa um aspecto de cabelos recém saído do banho, dando um toque estiloso e urbano. O resultado é um penteado de fácil finalização, não muito radical e ao mesmo tempo muito moderno. Ao contrário de muitos estilos da moda, o razor part combina com qualquer tipo de cabelo.

O razor part também não é um corte novo e fazia muito sucesso nas décadas de 40 e 50. Para manter o visual em dia e o corte sempre bonito, a manutenção deve ser frequente, ainda mais se o seus fios crescem rápido.

Pompadour

Outro corte de cabelo retrô que virou referência entre os homens é o Pompadour. Caracterizado pelo topete volumoso no topo da cabeça, o visual fez a cabeça de muitos astros na década de 1940. O roqueiro Elvis Presley, no auge de sua carreira, foi o primeiro a adotar o penteado e, em seguida, inspirou diversos homens, incluindo outros nomes da música e do cinema.

Esquecido por alguns anos, o visual voltou com tudo e cada vez mais tem sido visto na cabeleira masculina. Indicado para todos os tipos de madeixas ou formatos de rosto, o hairstyle tem fios volumosos no topo da cabeça e laterais levemente raspadas, como o undercut hair.

A finalização conta com os cabelos escovados para trás e estilizados com um spray ou pomada fixadora, dando um ar despojado e, ao mesmo tempo, elegante. Luan Santana e David Beckham são exemplos de famosos que já apostaram nessa tendência.

Undercut hair

O undercut, por sua vez, é inspirado nos cortes militares e no estilo rockabilly, em alta na década de 50. Atualmente, ganhou muitas possibilidades que são frequentemente vistas. Com ambas laterais levemente ou totalmente raspadas e volume no topo da cabeça, o undercut se adapta a qualquer tipo de fio ou formato de rosto. Ele pode ser criado com os fios em degradê aparados com máquina ou, ainda, trabalhados com tesoura ou navalha.

Quem aposta no undercut tem diversas maneiras de manter os fios do topo, ao contrário do outro corte que fica mais certinho e penteado. Não é à toa que vemos por aí desde o clássico até um tipo mais bagunçado, seco ou molhado ou o que mais se permita inovar para manter um visual descolado e bonito.

A franja é o diferencial: pode ser curta e mais fácil de arrumar ou também pode ser longa, permitindo aos mais descolados usarem a criatividade para finalizar o topete com escova, secador e finalizadores.

Sidecut

O sidecut é o corte preferido dos homens com estilo mais alternativo e roqueiro. Literalmente consiste em raspar um dos lados do cabelo e deixar uma franja lateral comprida, colocando todo o volume do cabelo para o outro lado.

O corte segue o estilo punk-rock que foi febre na década de 70 e 80 e muito usado por cantores e atores, como Cyndi Lauper e David Bowie. Pode ser usado por homens e mulheres descolados e ousados, afinal é preciso ter personalidade e coragem para aderir ao corte.

Sobre a Fígaro Barbearia

Na Fígaro, os homens encontram um espaço moderno e ambientado para que eles se sintam à vontade não apenas para se cuidar, mas para relaxar e encontrar os amigos para um momento de descontração. Além disso, eles têm à disposição o atendimento impecável e uma gama de profissionais qualificados para atendê-los com excelência. Na Fígaro Social Club, são oferecidos mais de 100 serviços, que vão muito além do trio barba, cabelo e bigode.

Tratam-se de procedimentos corporais e faciais, como massagens, limpeza de pele, hidratação facial, podologia, depilação e terapia capilar para queda e seborreia, além do exclusivo “Dia do Noivão”, que traz pacotes personalizados de serviços para o homem que deseja um cuidado especial no dia de seu casamento. Já nas unidades Executive, os clientes encontram os tradicionais e primorosos serviços de corte e barba.