Alexandre Herchcovitch veio a Fortaleza para palestrar no Dragão Fashion Brasil dentro da programação do Dragão Pensando Moda, proposta pelo Senac CE e nós conseguimos bater um papo com ele. O designer, um dos mais influentes do país, tem agenda cheia e precisou partir logo após o compromisso, não ficou para conferir os desfiles, não conseguiu atender todos os jornalistas que fizeram fila para entrevistá-lo, apesar disso, nosso papo foi animado e muito produtivo. Vestido de camiseta e com o cabelo a la anos 50, ele respondeu nossas perguntas com muito bom humor. Confira:

Homem ETC: Alexandre, você conhece a moda do Ceará? Quais as suas impressões?

Alexandre Herchcovitch: Eu conheço um pouco da moda daqui, sou amigo do Lino (Lino Villaventura) e acho incrível a moda que ele promove a cultura brasileira, mas é difícil regionalizar.  Todos somos de um único país e não de cá ou de lá, mas tanto ele quanto outros profissionais tem suas peculiaridades e são responsáveis por divulgar que existe moda além de São Paulo e Rio.

Homem ETC: O que você destacaria dessas peculidades?

Alexandre Herchcovith: Fortaleza é um celeiro de talentos e uma grande inspiração a cultura aqui é riquíssima! Os trabalhos manuais de vocês são conhecidos no mundo inteiro.

 

HETC: Alexandre, muitos jovens de Fortaleza estão abrindo suas próprias marcas, você também começou dessa forma e hoje é um dos maiores. Que conselho você daria para quem está começando?

A.H: Tente trabalhar em outras marcas antes de abrir a sua própria. Já vi vários designers que apostaram tudo para abrir uma marca e perceberam que não era bem aquilo. É possível se realizar trabalhando pra outras pessoas. Outro conselho é pensar nas possibilidades, dentro  da industria da moda não existe só profissão de estilista, essa é a mais cruel.

HETC: E você vai conseguir ficar para ver os desfiles?

A.H: Eu queria ficar a semana toda, mas volto hoje mesmo (risos).