A capital cearense receberá mais um grande evento cultural produzido pela ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações (BCAD) em setembro: trata-se do 2º Festival do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) Fortaleza – Seletivas Brasil, uma oportunidade única para bailarinos, coreógrafos e outros interessados no mundo da dança aprimorarem seus conhecimentos e competirem por diversos prêmios.

O 2º Festival CBDD Fortaleza acontecerá de 13 a 17 de setembro. Nos dias 13 e 14 a programação contará com oficinas e workshops em diversas escolas de dança da capital cearense com professores de todo Brasil. De 15 a 17 de setembro (sexta a domingo) acontecerá a Mostra Competitiva do Festival, onde os destaques, em diversas modalidades, serão agraciados com vários prêmios, como intercâmbios em outros estados, participações em diversos festivais de dança do Brasil, além de prêmios em dinheiro, passagens aéreas e outros apoios para cursos gratuitos fora do Ceará.

Promover o aprimoramento e profissionalização de bailarinos, professores e coreógrafos, através de cursos de graduação, contribuir para preservar e dignificar o legado cultural da dança brasileira, valorizar, através de homenagem, as personalidades em destaque, dentro do universo da dança,  possibilitar o ingresso de bailarinos no mercado de trabalho, além de criar parcerias com sindicatos, prefeituras e demais órgãos interessados em divulgar a dança, são alguns dos objetivos do Festival e do Conselho Brasileiro de Dança.

Além de mostrar os novos talentos da dança na Mostra Competitiva, o 2º Festival do CBDD Fortaleza contará com apresentações dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Deborah Cavalcanti e Filipe Moreira (foto em anexo), que irão dançar o Grand Pás de Deux de “D. Quixote” e “Romeu e Julieta” e deverão encantar o público que irá prestigiar o evento.

Os dois bailarinos irão também ministrar cursos de Pás de Deux nos dias 15 e 16 de Setembro, das 9h às 10h30min, na Escola de Ballet Madiana Romcy (veja a lista completa no release sobre cursos do 2º Festival do CBDD Fortaleza).

O Festival do CBDD 2017, em sua segunda edição no Ceará, cresceu bastante em relação ao evento do ano passado, e faz parte das comemorações dos 50 anos de dança da coreógrafa e diretora Janne Ruth, que dirige o BCAD e promove o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará – Fendafor. Janne também atua como Delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Ceará, defendendo os interesses dessa arte no estado e promovendo ações que auxiliem no crescimento deste mercado cultural. “Aumentamos os dias, a quantidade de prêmios, também crescemos no número de cursos. O evento é como se fosse uma extensão do Fendafor. Além das apresentações, mostra competitiva, oficinas e debates, nessa edição estaremos nomeando também oito novos conselheiros do CBDD no estado, que me ajudarão nessa difícil tarefa de difundir e defender a dança do Ceará”, afirma Janne.

As inscrições para os bailarinos e grupos de dança interessados em participar do 2º Festival do CBDD em Fortaleza dos cursos deverão acessar o site www.festivalcbddfortaleza.weebly.com . Quaisquer dúvidas podem ser tiradas pelo email festivalcbddfortaleza@gmail.com ou pelo telefone 85 3482-0510.