A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 24 a 27 de maio de 2018, o espetáculo Saudade de Mim, da Focus Cia. De Dança, que traz inspirações das obras de Candido Portinari e Chico Buarque.  A apresentação inicia com os acordes de “Construção”, levando para cena a vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens, que vêm de músicas distintas de Chico, e que aqui se relacionam. Todos em cena também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências a Chico e Portinari.

https://www.youtube.com/watch?v=hAttWN7slAU

“A ideia não é reproduzir artes já existentes, mas, a partir da fusão de artes distintas, resultar em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas”, pontua Alex. Que ninguém espere referências diretas entre músicas e telas. Ao longo da narrativa, por exemplo, canções como “Olha Maria”, “Trocando em miúdos” e “Valsinha” surgem na voz de Chico Buarque. De muitas formas, pinturas históricas, como “O espantalho”, “Casamento na roça” e “O mestiço” de Candido Portinari, se impõem na narrativa.

Para dar corpo a Saudade de Mim, o preparo da Focus Cia de Dança incluiu aulas de interpretação com o ator Reiner Tenente, além da preparação vocal com Felipe Habib, que também assina a direção musical e criação de arranjos e canções, todas inspiradas em Chico Buarque, que completam a obra.

Dirigida por Alex Neoral, a companhia reafirma sua importância no território da dança contemporânea brasileira lançando um feito inédito na criação de Saudade de Mim: um roteiro teatral que se integra ao instigante conjunto de gestos e movimentos que consagraram a companhia carioca ao longo de sua história. O espetáculo parte da pintura de Candido Portinari e da obra de Chico Buarque para transbordar poesia em cena.

SERVIÇO
SAUDADE DE MIM – FOCUS CIA DE DANÇA
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 24 a 27 de maio de 2018
Horários: de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Duração: 85 minutos, com intervalo
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos:  R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 23 de maio, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Serviço de manobrista gratuito no local
Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770
Paraciclo disponível no pátio interno
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770