Maior rede de franquias do país cria novas experiências de marca para o consumidor em seu principal canal de vendas, mostrando que há espaço para descobertas no varejo físico

Na quinta-feira (28/6), a partir das 16 horas, O Boticário apresenta ao mercado cearense o seu novo formato de loja e que expressa a grande aposta da empresa na evolução do varejo físico, com a oferta de experiências diferenciadas para o consumidor. O conceito é inspirado em uma botica, como aquela que deu origem à marca há 40 anos, agora com códigos contemporâneos. A nova loja doNorth Shopping Fortaleza (1º Piso), em Fortaleza, será a segunda do Nordeste. Além da capital cearense, foram inauguradas unidades em Salvador, além de Curitiba e Rio de Janeiro. A ideia da marca é que seu principal canal de vendas também conte para o consumidor as histórias mais emblemáticas do Boticário e revele a alquimia por trás do desenvolvimento dos seus produtos.

Mais sustentável e mais democrática

O novo modelo de loja traz ainda importantes ganhos em termos de sustentabilidade. O mobiliário modular exige menos intervenções com obras civis, reduzindo consideravelmente a produção de resíduos. Seu projeto prevê menos uso de acrílico e a otimização das necessidades de aço, alumínio e chapas de MDF. Toda a madeira utilizada na loja tem certificação FSC e a iluminação é feita 100% em LED, projetada de forma a criar um ambiente mais aconchegante com mais economia. A redução do consumo energético pode chegar a 20%, em média.

Além disso, a nova loja será um laboratório para testes de materiais alternativos mais sustentáveis, como tintas e vidros criados a partir de material reciclado. “Já avançamos muito ao longo dos últimos anos. Mas a busca por uma operação mais sustentável é constante. As lojas são o nosso principal ponto de contato com o consumidor. Por isso, elas têm um papel fundamental nesse processo, não apenas para a marca, mas para a mobilização da sociedade como um todo.”

Parte do material de papel e plástico para visual merchandising também está sendo substituída por telas multimídia na unidade do North Shopping Fortaleza. “Esse é um modelo muito mais sustentável, que gera menos resíduos e diminui muito o trabalho operacional na renovação das campanhas”, diz Farber. “Não tenho dúvidas de que o futuro do varejo passa por questões como a redução dos impactos e do desperdício. Estamos estudando formas de ampliar essa alternativa para nossa rede.”