Barbearia referência de Fortaleza superou período de inatividade devido a pandemia com crescimento na formação de profissionais, novos contratados e parcerias institucionais

O ano de 2020 não foi fácil para ninguém. E com o Sr. Barbeiro, barbearia referência de Fortaleza, não foi diferente. Contudo, com a marca consolidada e alta demanda do mercado, a recuperação está em alta, já batendo na estabilidade de outrora.

No papo franco, o sócio-fundador da marca, Jon Valverde, nos dá um norte para buscar respostas para o momento, que aponta para um horizonte positivo, além de um 2021 que parece ser realmente melhor.

Homem ETC: Quanto tempo o Sr. Barbeiro ficou fechado devido a pandemia?
Jon Valverde: Final de março até dia 1 de junho.

Homem ETC: Como foi esse retorno para a barbearia? Avalia pra gente aquele momento.
Jon Valverde: O retorno seguiu todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos decretos estaduais e municipais a respeito da prevenção e cuidados com a Covid-19. Equipe reduzida a 30%, horários reduzidos e atendimento apenas por horário previamente marcado, uso de materiais descartáveis (como capas de corte e outros itens essenciais no atendimento)distanciamento de cadeiras, máscara obrigatória e totens de álcool pelo estabelecimento, entre outros.

No início, houve uma demanda/procura muito alta (reprimida) de clientes que estavam no estilo “homem das cavernas” (risos), depois foi se estabilizando. Conseguimos passar toda segurança para nossos clientes e não tivemos nenhuma surpresa/problema, fator importantíssimo para os meses que viriam.

Homem ETC: Em quanto tempo conseguiram ter 100% de atendimento, e também de público presente?
Jon Valverde: O movimento de clientes acompanhou a liberação dos decretos e se estabilizou no mês de outubro. Atualmente no Sr. Barbeiro somos 12 barbeiros e uma esteticista (manicure, pedicure, massagens e depilação), com 100% de capacidade de atendimento.

Homem ETC: Como administrar um retorno e olhar para frente, sem cair?
Jon Valverde: Sempre acreditamos no nosso potencial como equipe e empresa. Nós amamos o que fazemos, nossa persistência e vontade de fazer acontecer foi o que mais nos motivou. Segurar o ânimo e incentivar a equipe foi essencial para a retomada e, por consequência, essa virada de jogo. Saímos dessa fase muito fortalecidos e unidos. E claro, ter uma marca como referência no mercado da cidade – construído nesses seis anos de Sr. Barbeiro – ajudou muito.

Homem ETC: Em 2020 podemos falar que houve crescimento ainda? Ou o mercado está em fase de recuperação?
Jon Valverde: Apesar da dificuldade financeira, que abalou todo o planeta, podemos dizer que crescemos como equipe. A dificuldade nos uniu mais ainda e nos incentivou para superar a fase difícil. Financeiramente, o ano de 2020 (que ainda não acabou) foi apenas de recuperação, e por todos os motivos envolvidos, positivo.

Homem ETC: No retorno houve também uma procura por cursos que vocês já ofereciam antes? Se sim, reflete uma busca por uma recolocação profissional…
Jon Valverde: Com toda certeza. Infelizmente, o desemprego em 2020 atingiu patamares altíssimos no país e aqui no nosso estado não poderia ser diferente. Com a perda do emprego, muitas pessoas procuraram se recolocar em outros mercados, e tivemos uma procura muito forte pelo nosso curso de barbeiros iniciantes. Nossas turmas lotaram e ainda há uma grande lista de pré-inscrição para as turmas de 2021. Assim, nos colocamos como uma importante função nessa engrenagem, que é o de formar novos profissionais para o mercado de trabalho.

Homem ETC: Como você avalia o mercado hoje, e as perspectivas para 2021?
Jon Valverde: Hoje vivemos uma recuperação, mas já visando uma estabilidade, e posterior retomada em busca de um crescimento. Para 2021, a estabilidade é real, e o crescimento deve chegar de forma natural.

Homem ETC: Tem alguma mensagem aos empreendedores cearenses?
Jon Valverde: Gostaria de passar uma mensagem a todos os micro e pequenos empreendedores da nossa cidade: se você acredita no seu negócio e no seu potencial, não desista fácil. Não espere as coisas chegarem a você, acorde cedo, estude seu mercado, pense em novas estratégias, planeje bem suas ações, execute-as e tenha humildade para mudar o que deu errado e potencialize as ações assertivas.


Serviço

Sr. Barbeiro
Rua Professor Dias da Rocha, 811

Agende seu horário via APP

Agende seu horário via http://www.srbarbeiro.com.br/

Agende seu horário via fone: 3879-1029

Instagram: siga @sr.barbeiro

Crédito das fotos: Eduardo Abreu