Resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, a Associação Movimentos – instituição selecionada no Chamamento Público para elaboração e execução de programação nos espaços artísticos e culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), lança convocatória de programação artística nos espaços culturais Festa do Sol – Circuito de Artes, Culturas e Negócios Criativos do Ceará. A partir da convocatória, serão selecionadas 94 propostas de propostas para prestação de serviços artísticos divididos em três  categorias: apresentações artísticas (inéditas); temporadas ou mostras; projetos de circulação(inter-regional/estadual). As inscrições para a convocatória seguem abertas até dia 31 de janeiro, e serão feitas exclusivamente online, no site editais.cultura.ce.gov.br.

A Festa do Sol vai realizar um grande circuito em espaços e equipamentos culturais gerando uma programação online e presencial de fruição, difusão, promoção e intercâmbio de grupos, coletivos e artistas cearenses em diversas linguagens. Com abrangência em todo território do Ceará, reúne condições de multiplicar o conhecimento artístico, de promover a circulação de mostras e espetáculos, colaborar para a sustentabilidade de artistas e espaços culturais, potencializar a economia criativa e a interatividade entre territórios/municípios.

A programação das ações culturais da Festa do Sol – Circuito de Artes, Cultura e Negócios Criativos do Ceará estão previstas para serem realizadas nos meses de fevereiro, março e abril de 2021 em, no mínimo, 39 municípios do Estado do Ceará.

“A Festa do Sol começou! Serão dias de muita agitação cultural em diversos municípios do Estado do Ceará. O sentimento que me invade o corpo é de muita satisfação por iniciar esse novo ciclo da Lei Aldir Blanc no Ceará, com os recursos chegando aos agentes culturais e os projetos sendo executados por todo Estado. Que maravilha! Será muito bonito esse grande festival de intercâmbio, de arte, de cultura e de negócios criativos ocupando todo Ceará. Não vamos esquecer dos cuidados ainda necessários, usar máscara e não aglomerar seguem sendo a melhor maneira de preservar vidas!”, destaca Luisa Cela, secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará.

“A Festa do Sol é um grande festival de intercâmbio, de arte, cultura e negócios criativos do Ceará. Parte da provocação do Chamamento Público lançado pela Secult. Nós, da Associação Movimentos, encaramos esse desafio de realizar em conjunto com a Secretaria essa proposta que nasce do desejo de envolver o Ceará nessa grande troca de artes e cultura. Teremos no Festival, no mínimo, 39 municípios, mas a dimensão geográfica que irá atender dentro do Estado vai ser um reflexo da convocatória que estamos lançando hoje e se destina a todo o Ceará. O projeto todo vai estar alinhado com os decretos do Governo do Estado, caminhando de mãos dadas com a Secult, para que possamos fazer um festival com segurança, diante da pandemia instaurada no mundo”, ressalta Beth Fernandes, coordenadora da Associação Movimentos.

A Lei Aldir Blanc no Ceará

Por meio da Lei Aldir Blanc, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará executou um plano integrado de gestão compartilhada com participação da sociedade civil e municípios cearenses. Por meio do benefício da Renda Básica garantido por lei, 1.658 trabalhadores(as) da Cultura foram beneficiados com o investimento total de R$ 5.145.000,00. A Secult Ceará lançou também, além da Renda Básica, 12 editais e prêmios de fomento, somando 995 projetos apoiados. O valor total de investimentos é de R$ 71,5 milhões para impulsionar a cultura e ajudar a movimentar o setor.

O Chamamento Público

O Chamamento Público para elaboração e execução de programação nos espaços artísticos e culturais (públicos e privados) é uma ação de promoção e democratização do acesso à produção aos bens e serviços culturais com a finalidade de fomentar a cadeia produtiva das artes e qualificar o funcionamento e a programação dos espaços artísticos e culturais, estimulando o diálogo entre os setores públicos, privados, os artistas, agentes e os produtores da cultura, com ênfase no planejamento e na execução, visando à descentralização e à ampla participação da sociedade civil nas políticas públicas para a cultura. Foi lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com recursos da Lei Aldir Blanc, em 2020.

Serviço

Convocatória da Festa do Sol – Circuito de Artes, Culturas e Negócios Criativos do Ceará

Inscrições pelo site editais.cultura.ce.gov.br

De 15 a 31 de janeiro de 2021.