Arte, design, história, entretenimento e a boa gastronomia: o Baronesa está chegando a Guaramiranga para proporcionar às pessoas de bom gosto uma experiência única.

Aproveitando a vista natural da Mata Atlântica e uma sensação diferenciada em cada ambiente, o Baronesa, que está situado no Palácio Guaramiranga, dentro do Hotel Escola de Turismo do IFCE, terá três ambientes: Café, Lounge e Restaurante – para o público contemplar a natureza, se surpreender com a arquitetura arrojada do local e principalmente aproveitar as iguarias oferecidas em seu cardápio.
Também está sendo montado uma programação cultural para o novo Baronesa que deverá atrair pessoas de todas as regiões do Ceará e do Brasil para conhecerem esse que deverá ser um novo ponto turístico do estado.

LOUNGE
A área ao ar livre, com piscina, é o Lounge, perfeito para um happy hour, experimentar petiscos e drinks da casa, além de aproveitar o delicioso clima único da Serra de Guaramiranga. Um dos petiscos é a “Linguiça à Burguesia”, coberta de creme de queijo derretido e acompanhada de molho chimichuri. Outra opção é a “Plate a Baronesa”, um mix de queijos, salame, rosbife, azeitonas, ovos de codorna, tomate cereja, frutas e torradas, acompanhadas de geleia de pimenta.
O Lounge também é um convite para conhecer as opções de vinhos e espumantes do Baronesa, que possui uma adega com mais de 30 rótulos de qualidade de diversos países como Portugal, Itália, França, Espanha, EUA, Uruguai, Chile e Argentina.

CAFÉ
O Café do Restaurante Baronesa é aconchegante e a parte ideal da nova casa para um encontro casual. Uma boa oportunidade para experimentar a entrada “Canoa Quebrada”, uma canoa de beringela, recheada com molho de tomate, carne de sol vegana desfiada, puxado no azeite. No Café, os clientes poderão provar os doces exclusivos: o “Bolo Barão”, um bolo quente de chocolate, cobertura de ganache branca, banhado no creme inglês cítrico. A “Cartola do Maciço” também é outro destaque. Trata-se de uma cartola de queijo coalho, forneada com cacos de caramelo de canela e servido com sorvete de tapioca.

RESTAURANTE
O coração do Baronesa está no alto, um visual deslumbrante do pôr do sol e da piscina, ambiente interno e varanda. Um empório com peças artesanais e claro, nosso restaurante, com a cozinha regional sofisticada, uma certeza de aguçar os paladares.
O frescor dos ingredientes variam de acordo com a sazonalidade das estações do ano, por isso, sempre que visitar o Baronesa, o seu menu poderá ser completamente diferente.
No cardápio de lançamento destacam-se o “Peixe à Severina”: filé de tilápia hidratada no leite de coco e empanada com farinha de pão, acompanhado de aligot brasileiro de batata doce, finalizada com calda de maracujá, gengibre e alcaparras. O “Risoto Rosé”, com cogumelo shimeji fresco e suavizado com azeite saborizado, é um prato mais leve e também delicioso. Para quem gosta de carne, o novo restaurante apresenta o “Filé à Baronesa”, um filé mignon suculento, acompanhado de um purê perfumado com ervas e molho suave de vinho tinto e pimenta rosa.

No Baronesa estarão chefs criativos e ousados, que conhecem tudo da região do Maciço de Baturité, utilizando muitos alimentos cultivados na região, naturais e sem agrotóxicos. Eles saberão construir o melhor sabor pra você, ao seu gosto.

LANÇAMENTO

Em ritmo de soft open, o novo Restaurante Baronesa estará abrindo seu salão para diretores do Instituto Federal do Ceará e alguns convidados dos sócios Kadu Milano, Thiago Vieira e Romulo Tuze. Thiago, que é arquiteto e responsável pela ambientação do local destaca a proposta do Baronesa: “Apresentaremos uma boa opção de diversão e boa gastronomia, com visual deslumbrante, atendimento impecável, atrações musicais e outras novidades que estaremos testando ao longo dessa fase de lançamentos. Estaremos fazendo convites para a imprensa e os profissionais de turismo conhecerem o nosso Baronesa”, explicou. Kadu Milano afirma que a proposta do Baronesa é ser um ponto turístico. “A nossa casa deverá entrar na famosa Rota do Café, um roteiro já existente nessa região serrana do Ceará, além de interagirmos com o calendário de festivais de Teatro e Jazz e Blues de Guaramiranga”. Romulo Tuze destaca a preocupação em relação a pandemia. “Também teremos todo o cuidado em relação aos protocolos de saúde no combate a pandemia, seguindo todas as normas de segurança e preservando nossos clientes. Nosso Baronesa estará também aberto para casamentos, aniversários, eventos corporativos e outras reuniões, seguindo todos os protocolos”, completou.

HISTORIA
Construída sobre uma colina, em 1978 como Palácio Guaramiranga é o local onde abriga o novo Restaurante Baronesa.
Na década de 70, o Major Hugo de Mattos Brito doou um terreno de aproximadamente três hectares do sítio Guaramiranga ao então governador José Adauto Bezerra de Menezes, para que no local fosse construir o palácio de veraneio do governador. A construção foi concluída em 1978. O mobiliário clássico, até hoje utilizado em suas dependências foi adquirido na gestão de Virgílio Moraes Fernandes Távora (1978-1982), pela então primeira dama Dona Luíza Távora.
Inicialmente pensado como palácio de veraneio do governador, o Palácio Guaramiranga teve essa finalidade durante 12 anos (1978-1990). Em 1990 o então governador Tasso Jereissati adaptou-o para Hotel Escola e Salão de Convenções. Inicialmente o Hotel Escola foi administrado pela Empresa Cearense de Turismo (Emcetur) e a partir de 1996 pela Secretaria de Turismo (Setur-CE). Em 2002 o governo realizou uma concessão de 10 anos ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE), que estendeu-se até Fevereiro de 2012, quando o governo não renovou o contrato de concessão.
Em 10 de julho de 2012 o então governador do Ceará, Cid Gomes, celebrou o Termo de Cessão de Uso, conferindo ao Instituto Federal do Ceará a posse do imóvel. Em junho de 2014, a então presidente Dilma Roussef crou o IFCE Campus Avançado de Guaramiranga.

SERVIÇO
SOFT OPEN BARONESA

Sexta 3 de setembro
Evento para convidados

Sábado 4 de setembro a segunda 6 de setembro
Funcionamento de 11:00 as 23:00
Café, almoço, jantar/lounge

Feriado 7 de setembro
Funcionamento de 11:00 as 17:00
Café, almoço, jantar/lounge
Direito ao acesso à piscina

Informações e reservas:
(22) 99273-7141 Romulo Tuze
(83) 99195-6484 Thiago Vieira

Reservas também pelo Instagram
@baronesaexperiencia

Contato por e-mail:
contato@baronesabar.com