A publicação  “Cineteatro São Luiz” traz fatos e memórias de um equipamento democrático e plural.

O fotógrafo Gentil Barreira e a Terra da Luz Editorial promoveram o lançamento do livro “Cineteatro São Luiz“. Ethel de Paula assina a autoria dos textos da publicação e Miguel Ângelo (Nirez) dispõe, do seu acervo, fotos da memória da cidade.

O Projeto é uma homenagem aos mais de 60 anos do Cineteatro e mergulha na trajetória de um dos mais vibrantes e importantes equipamentos culturais do país, contendo bastidores, fotos marcantes e relatos de artistas, produtores culturais, gestores, espectadores e apreciadores sobre o patrimônio cultural, histórico e artístico do Ceará que marca o coração de Fortaleza e a memória afetiva do cearense.

Em 160 páginas, o livro-reportagem tem edição bilíngue (português e inglês) e passeia pela história do São Luiz, um dos poucos cinemas de rua na cena urbana brasileira, localizado em plena Praça do Ferreira, no centro da capital cearense. Inaugurado em 1958, restaurado em 2014 e reaberto em 2015 pelo Governo do Estado do Ceará, o Cineteatro vem se consolidando no palco da cultura brasileira como um equipamento público, democrático e plural.
A obra conta com texto da jornalista Ethel de Paula e fotografias de arquivo Nirez, acervo Cineteatro São Luiz, acervo Imagem Brasil e Gentil Barreira. O Projeto “Cineteatro São Luiz – Fortaleza” recebeu patrocínio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, das empresas: Três Corações/ Café Santa Clara, Morlan, Cagece e Casa Pio e apoio cultural da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza e Fecomércio. Com produção da Terra da Luz Editorial, conta com apoio institucional do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, e parceria da Biblioteca Estadual do Ceará (BECE).

O projeto apresenta fragmentos da vida artística e cultural desta casa de cinema e de espetáculos, considerada, desde 2016, a sala pública de cinema com a maior média de espectadores por sessão do Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

A publicação contará com versão digital acessível, disponível por meio de código QR-code impresso nos exemplares e veiculado gratuitamente no site da editora Terra da Luz Editorial. Com o intuito de garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência visual também foram disponibilizadas 20 lâminas impressas em braile de algumas de suas principais páginas, para serem manuseadas pelos visitantes que frequentam o Cineteatro São Luiz e a Biblioteca Pública do Estado do Ceará – BECE.

O PROJETO
Na busca por contribuir com a difusão e preservação da memória patrimonial e artística brasileira, o Projeto “Cineteatro São Luiz – Fortaleza”, conta com a publicação de um livro comemorativo dos 60 anos de criação do belíssimo Cineteatro São Luiz, referência arquitetônica, artística e cultural do estado do Ceará. Com imagens de diferentes períodos, depoimentos e texto elucidativos de sua trajetória ao longo de 6 décadas de existência, o livro se propõe, além de um documento permanente dessa memória, a ser um meio propício à reflexão em torno da importância da cultura e dos equipamentos que lhe dão suporte através dos tempos, particularmente os que se constituem como patrimônio arquitetônico em um contexto de constante renovação e mudança dos grandes centros urbanos brasileiros.