Homem etc

Livro sobre a obra do caricaturista Mendez terá lançamentos a partir do dia 9 de fevereiro em Fortaleza e Baturité

A obra do caricaturista cearense Mendez, falecido em 1996 aos 88 anos, está no livro ‘Mendez – mestre da caricatura’, com lançamento em fevereiro.

De autoria de Levi Jucá, esta é a primeira obra exclusiva sobre o artista, antecedida apenas de sua autobiografia publicada na década de 1980. No dia 9 o lançamento será às 16h na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). No dia 10 será às 18h no Campus do IFCE de Baturité, e no dia 16, às 18h, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor).

‘Mendez – mestre da caricatura’ (Selo: Ecomuseu de Pacoti, 2021, 256p) é resultado de uma pesquisa do autor sobre o cearense que viveu no Rio de Janeiro, onde consagrou-se como um dos grandes nomes na caricatura do Brasil nos anos de 1930 e 1940. Fez caricaturas de personalidades da cultura e da política, entre os quais Di Cavalcanti, Jorge Amado e Getúlio Vargas.

Nascido em Baturité, no Ceará, Mendez desenvolveu sua carreira como caricaturista no Rio de Janeiro. Foi colaborador de várias publicações, como os jornais A Noite e O Globo, e publicou os livros: ‘Tipos e Costumes do Negro no Brasil’, ‘Como Desenhar Caricaturas’ e ‘Caricaturas e Caricaturados’. Na década de 1980, dois de seus quadros foram escolhidos para estampar os famosos cartões postais da UNICEF. “Talento, bom humor, profissionalismo, versatilidade e generosidade talvez tenham sido as principais marcas do lápis, do pincel e da trajetória de meu velho conterrâneo Mendez, Mestre da Caricatura”, diz o autor.

O livro

Resultado de visitas a arquivos, bibliotecas, coleções públicas e particulares, descobrindo os familiares de Mendez no Ceará, Rio, São Paulo e Brasília, ‘Mendez – mestre da caricatura’ reproduz um rico acervo de caricaturas, resgata a história do caricaturista em fotografias e textos, inclusive relato “sincero e bem-humorado”, como diz Levi Jucá. “Afinal, não se pode calar a voz do biografado em sua biografia”, justifica.

O livro é uma realização do Ecomuseu de Pacoti, com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult-CE), através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal N° 14.017, de 29 de junho de 2020, a Lei Aldir Blanc. Tem ainda apoio do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

Sobre o Autor

Historiador formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Levi Jucá é mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor do ensino médio. Cearense nascido em Fortaleza, tem em comum com Mendez as origens familiares na Serra de Baturité, onde reside e desenvolve pesquisas e projetos educativos para a divulgação e preservação do patrimônio cultural e ambiental. Entre outras publicações, é autor de ‘Um Século de Magia’ (2017), biografia de Luiz Severiano Ribeiro, que compartilha com Mendez algumas coincidências: Ambos nasceram em Baturité, seguiram no mesmo ano, 1925, para o Rio de Janeiro, onde fizeram carreira e alcançaram reconhecimento nacional, respectivamente no mercado do cinema e nos traços.

O livro poderá ser adquirido por meio do site do Ecomuseu de Pacoti. Valor: R$ 50,00 *(sujeito a acréscimo da taxa de frete via Correios). O Ecomuseu de Pacoti é uma instituição sem fins lucrativos. As vendas do livro serão utilizadas para ajudar a financiar os projetos da instituição.

SERVIÇO
Lançamentos do livro ‘Mendez – mestre da caricatura’, de Levi Jucá
Dia 9/02, às 16h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Bece (Av. Presidente Castelo Branco 255 – Centro, Fortaleza, CE).
Dia 10/02, às 18h, no Campus do IFCE de Baturité (Av. Ouvidor Vitoriano Soares Barbosa, 160 – Sanharão, Baturité/CE)
Dia 16/02, às 18h, no Auditório da Biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz, Fortaleza/CE).

 

Recomendado para você