Homem etc

Livro traz histórias e relatos da cena musical independente do Ceará

Idealizado por Rodrigo Colares, publicação integra o AhaMuZiKê, projeto que conta também com podcast e vídeos exclusivos. Lançamento acontece no dia 14 de abril, com bate-papo na Livraria Lamarca

Idealizado por Rodrigo Colares, publicação integra o AhaMuZiKê, projeto que conta também com podcast e vídeos exclusivos. Lançamento acontece no dia 14 de abril, com bate-papo na Livraria Lamarca

Abordar e refletir sobre a cena independente da música cearense. Foi a partir dessa proposta que surgiu o projeto AhaMuZiKê, que também tem o objetivo de investigar e dar visibilidade para a produção musical e destacar o trabalho de todos os envolvidos no setor da cultura. Um dos produtos desta iniciativa, idealizada pelo músico Rodrigo Colares, é o livro “Inflexões e Reflexões sobre a Música Independente de Fortaleza/Ce”, que será lançado na quinta-feira (14), às 19h, na Livraria Lamarca. Na ocasião, o autor irá participar de um bate-papo com Allan Dias, músico, produtor e um dos fundadores do selo cearense Mercúrio Música, e July Pessoa, cantora, professora universitária e idealizadora do coletivo OUSE.

Narrado em primeira pessoa, o livro traz imagens, relatos, personalidades e curiosidades da cena musical cearense, além de impressões e experiências vividas por Rodrigo Colares ao longo de sua vida. Do interesse de Rodrigo Colares pelo rock a suas primeiras investidas como músico e produtor, passando ainda pela descoberta de artistas que fizeram e/ou ainda fazem parte do mercado independente, como Karine Alexandrino, Dustan Gallas, Cidadão Instigado, Montage, dentre outros, o autor faz um passeio por mais de duas décadas de história.

“Há um campo gigantesco para explorar dentro da música independente de Fortaleza. Temos uma grande diversidade de bandas, de processos, uma enorme diversidade estética, sem falar no número de produtores, compositores e outros profissionais do setor. O livro busca retratar isso e incentivar que essa ebulição siga adiante, não só na música, mas em todas as linguagens artísticas”, destaca Rodrigo Colares.

Além do livro, o projeto conta ainda com o Podcast, com entrevistas com Mona Gadelha, George Frizzo, Igor Caracas e Vitor Cozilos, dentre outros nomes, já disponível nas principais plataformas digitais, e com uma série de conteúdos audiovisuais, divulgados no Canal da AhaMuzikê no Youtube. A ideia é justamente o de promover, em suas mais diferentes formas, pensamento e os processos criativos dos artistas durante a pandemia, assim como discutir as políticas de cultura com o objetivo de auxiliar os músicos e profissionais da cena cultural.

Conforme Rodrigo Colares, tanto a publicação “Inflexões e Reflexões sobre a Música Independente de Fortaleza/Ce” quanto o Podcast, assim como os vídeos produzidos ao longo de todo o projeto, buscam trazer reflexões sobre como a classe artística tem lidado com a ausência de incentivo e de atividades culturais neste momento de pandemia. “Financeiramente, como os artistas sustentaram e sustentam suas contas? De que maneira a criatividade tem sido afetada? O que podemos aprender com essa crise e o que pode ser ensinado? Esses são alguns dos questionamentos da pesquisa e que trago para o AhaMuZiKê, que contou com o apoio da Lei Emergencial Aldir Blanc e da Secult-CE, por meio do X Edital de Incentivo às Artes 2015 – Música”, pontua.

Serviço: 

Lançamento do livro Inflexões e Reflexões sobre a Música Independente de Fortaleza/Ce, de Rodrigo Colares + bate-papo com Allan Dias e July Pessoa

Dia: 14/04

Horário: Livraria Lamarca

Local: Livraria Lamarca – Av. da Universidade, 2475

Entrada Gratuita

Preço do livro: R$ 25

Recomendado para você