Obra conta a história de três macaquinhos, vítimas de abuso sexual, que ficam assustados e tristes com a aproximação da “mão grande
A escritora, assistente social e ativista social em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, Mônica Mota, esteve, na última quarta-feira, dia 30/11, às 15 horas, no evento “Pé na rua”. Encabeçado pelo Projeto Criança Feliz, organização filantrópica que atua nas comunidades do Jardim Iracema e Padre Andrade da cidade de Fortaleza-CE, a ocasião tem como intuito celebrar a aquisição de 737 exemplares do livro ‘Tom, Elis e Chico’, de autoria da escritora, e entregar os livros para parte das crianças que participam do projeto.
“Conversar com pais/responsáveis e com as próprias crianças sobre as possíveis violações dos direitos delas, cabe a todos nós e ter a escrita da Mônica Mota como aliada nesse processo, é, sem dúvidas, uma alegria. A condução da narrativa dela é sensível e leve, uma excelente oportunidade de ler para uma criança e abordar a temática de maneira lúdica”, explica Vera Lúcia Borges Silva, presidente da entidade Projeto Criança Feliz, que atende 1.420 crianças, adolescentes e jovens.
Para a escritora Mônica Mota, que teve um momento de fala e contação da história de ‘Tom, Elis e Chico’, a parceria com o Projeto é de satisfação e estima. “Tenho um amor enorme pela organização, está no meu coração, conheço o trabalho de todos desde 2019 e chego com eles em 2022 cada vez mais fortalecida e feliz com nossa parceria”, conclui a escritora.
O evento foi realizado no Centro da Juventude e teve a presença da gestora do projeto, Eliane Moreira, e dos educadores sociais Elieuda Silva, Lucilene Maia, Karisse Ricarte e Murilo Alves.
O Projeto Criança Feliz conta com alguns parceiros, e, especificamente nessa ação, recebeu apoio do ChildFund Brasil, organização presente há mais de 55 anos no Brasil e cuja missão é fazer com que crianças tenham mais dignidade e alcancem seu potencial.
Sobre a autora Mônica Mota
Autora dos livros Tom, Elis e Chico e Menino Bernardo, a escritora infantil Mônica Mota é natural de Pentecoste (CE), filha de agricultor e neta de professora. Ela, que estudou a vida inteira em escola pública do campo, tem apenas 25 anos e já soma grandes conquistas. Está à frente da “Campanha Todo Dia é 18 de Maio”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (projeto que realizou durante o Ensino Médio, dando início a seu ativismo contra o abuso sexual infantil), é a primeira cearense a publicar um livro infantil abordando de forma lúdica e leve a violação de direitos das crianças e adolescentes, com a temática do abuso sexual infantil, e apresentou seus dois livros nas Bienais Internacionais de São Paulo e Ceará nos anos de 2019 e 2022. É idealizadora de projetos de incentivo à leitura na infância e segue realizando diversas ações artísticas em Pentecoste e outras cidades do Ceará em prol dos direitos da infância e adolescência.
Sobre o Projeto Criança Feliz
A organização Projeto Criança Feliz, fundada em 10 de junho de 1986, é de natureza filantrópica e atua nas comunidades do Jardim Iracema e Padre Andrade, localizadas a oeste de Fortaleza-CE. Criada a partir do interesse das famílias residentes, foi constituído o Projeto Criança Feliz em caráter de associação cuja diretoria é eleita a cada dois anos pelos moradores, atuando de forma voluntária e focado na criança, adolescente e jovens (0 a 24 anos), que se encontram em situação de risco social.
O Projeto identificou-se com o viés da arte como instrumento modificador da realidade, trazendo a arte-educação como agente transformador do contexto de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão social de qualidade com culminância nos espaços públicos da cidade. Além da arte educação, a Cultura Popular Tradicional está presente através da Casinha de Cultura Patativa Ave Feliz, local de trocas de vivências de saberes e fazeres da comunidade, com suas lendas, brinquedos, jogos e costumes fomentando assim a valorização da memória e identidade comunitária.