Eles prometem alinhar seus dentes de forma rápida, discreta e confortável. Mas será que isso é verdade? Especialista fala sobre vantagens, desvantagens e se realmente os alinhadores invisíveis funcionam 

Os alinhadores são placas removíveis que podem ser utilizados por adultos com a dentição permanente ou por crianças com a dentição mista (dentes de leite e permanente). Eles são bem finos, confeccionados sobre medida com ajuda de software específicos, que pode ser de diferentes marcas. As mais comuns são invisalign e esthetic aligner. São produzidos de acordo com a arcada dentária de cada paciente a partir de um escaneamento digital da boca, resultando no encaixe com perfeição, onde trará dentes alinhados e bonitos, sem precisar colocar os aparelhos de metal, que pode afetar a parte estética do paciente.

Os alinhadores invisíveis podem ser usados por qualquer pessoa que seja disciplinado no uso para garantir resultados eficazes. “Ou seja, é necessário avaliar e indicar se para aquele caso o alinhador é uma boa opção além de fazer o acompanhamento das etapas do tratamento. O uso deve ser de cerca de 20/22 horas por dia, evitar alimentos pigmentados e sempre guardar o alinhador na case pra não perder”, explica João Pedro Moura, cirurgião dentista, especializado em cirurgia oral e implantodontia, com capacitação em alinhadores e proprietário da Tidy Odonto.

Segundo João Pedro, os alinhadores são bem mais rápidos que os aparelhos fixos, e o principal é que o paciente saberá exatamente o tempo de tratamento.

“Os alinhadores invisíveis são trocados conforme o problema diminui. Diferentes dos aparelhos fixos que geralmente é o mesmo até o fim do tratamento, eles são trocados a cada duas ou três semanas com os ajustes necessários feitos pelo profissional responsável”, explica o proprietário da Tidy Odonto.

Vantagens em relação ao aparelho metálico

A previsibilidade é a primeira grande vantagem, que é ter uma noção de como vai ficar o tratamento.

Os alinhadores invisíveis são mais estéticos e quase imperceptíveis, além do conforto em relação aos aparelhos comuns.

“Eles também costumam ter o tratamento bem mais rápido por causa de sua tecnologia avançada, que permitem a troca das placas e a visualização do processo em 3D antes, durante e até o resultado. Não podemos esquecer que esses alinhadores são bem mais higiênicos, pois são removíveis e assim facilita na hora de comer e higienizar a boca”, pontua o especialista João Pedro.

Existem desvantagens?

A maior queixa dos pacientes em relação aos alinhadores ainda é o preço, porém hoje em dia estão bem mais acessíveis e o paciente já terá real noção do gasto total, além das diversas formas de pagamento.

É preciso ter disciplina para sempre lembrar de usar seu aparelho e não esquecer em nenhum lugar, os alinhadores também requerem um capricho maior na escovação dos dentes, já que o acúmulo de cálculo dental pode até impedir que a movimentação aconteça conforme o planejado.

“Apesar das inovações e avanços tecnológicos permitirem tratar quase todos os casos e incômodos, como dentes tortos, desalinhados e com espaçamento, existem casos mais severos que necessitam de interação com outras técnicas ortodônticas”, explica João Pedro.

Por esse motivo, o especialista em ortodontia não acredita que o aparelho tradicional será aposentado devido aos alinhadores. “O profissional tem que ter visão clínica, experiência e bom senso para indicar o tratamento mais adequado para o paciente”.

Serviço:

Clínica Tidy Odonto 853111.1545 ou 85 99908.5279

Endereço: Rua Manuel Castelo Branco, 514 – Messejana

Fotos: Agência OCTA

Tagged in:

, ,