Se você é do sexo masculino e ainda não sabe quais são as causas principais relacionadas ao câncer de pênis, o Grupo Latino-Americano de Oncologia Cooperativa (LACOG) acaba de lançar o site www.cancerdepenisbrasil.com.br que traz um panorama geral sobre a doença, com destaque para a apresentação do novo tratamento direcionado a pacientes em estágio avançado. Quem teve o diagnóstico e quiser se voluntariar para participar do Estudo HERCULES, terá acesso aos critérios de participação no ensaio clínico que já está aberto.

O Estudo HERCULES é um ensaio clínico de fase II, multicêntrico, que está investigando a eficácia da combinação de imunoterapia com quimioterapia como uma nova opção terapêutica para o tratamento do câncer de pênis em pacientes com doença avançada. A iniciativa é uma ação do LACOG, em parceria com oncologistas brasileiros. Em todo o país, o tratamento dos pacientes recrutados para participar da investigação clínica será realizado em oito centros de pesquisa, presentes em cinco estados: Oncológica do Brasil (Belém, PA); Instituto do Câncer do Ceará e Oncocentro (Fortaleza, CE); Instituto Nacional de Câncer (Rio de Janeiro, RJ); BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, (São Paulo, SP); Hospital Amaral Carvalho (Jaú, SP); Hospital de Amor (Hospital do Câncer de Barretos (Barretos, SP); e Hospital Erasto Gaertner (Curitiba, PR).

No Estudo HERCULES, participam mais de dez oncologistas vinculados a hospitais e centros de referência no tratamento do câncer de pênis no Brasil. O Estudo HERCULES é coordenado pelo oncologista Fernando Cotait Maluf, um dos investigadores do LACOG, chefe da Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Sobre o LACOG

O LACOG (Grupo Latino-Americano de Oncologia Cooperativa) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2009 por um grupo de médicos oncologistas latino-americanos interessados em desenvolver pesquisas clínicas. Este é o primeiro grupo cooperativo multinacional da América Latina dedicado exclusivamente à pesquisa clínica e translacional do câncer. Atualmente, o LACOG conta com mais de 400 pesquisadores, presentes em 194 instituições de 16 países da América Latina.

Para mais informações sobre câncer de pênis e sobre o Estudo HERCULES, acesse o site www.cancerdepenisbrasil.com.br.