Usários de redes sociais popularizaram memes, refletindo o sucesso da trama. (Foto: Reprodução/Globoplay)

Há 10 anos, os brasileiros acompanhavam, todas as noites, a saga de Nina, interpretada por Débora Falabella, contra a vilã Carminha, interpretada por Adriana Esteves, na novela Avenida Brasil, da TV Globo.

A novela criada por João Emanuel Carneiro estreou em 26 de março de 2012 e foi sucesso de audiência – o último capítulo chegou a 50 pontos, metade de toda a audiência do País.

Desde a música de abertura até o filtro de congelamento no final dos capítulos, várias cenas viralizavam na internet e continuam populares até hoje.

Nestes 10 anos de Avenida Brasil, confira alguns memes que Avenida Brasil deixou aos brasileiros.

Confira os memes que se tornaram clássicos:

1. Abertura

Era impossível sair de casa e não ouvir a versão brasileira de Dança Kuduro, cantada por Latino, em um ônibus ou bar. O hit se popularizou e levantou a hashtag no Twitter #OiOiOi, podendo ser acessada até hoje.

https://twitter.com/tvglobo/status/1214641996075356160

2. Fundo congelado

O efeito de fundo congelado era característico dos finais dos episódios, que sempre terminavam com algum suspense. Embora o filtro de Instagram, propriamente dito, tenha sido criado anos mais tarde – comprovando o sucesso da novela até hoje -, era comum encontrar usuários de redes sociais que usavam programas de edição de imagem para fazer o fundo em suas fotos.

https://twitter.com/Jonata_Furtado1/status/1248717242096914435

3. Grito da Carminha

A cena em que Carminha reencontra Max, seu comparsa que ela achava ter morrido, se tornou icônica. Ainda é muito usada quando usuários das redes sociais referenciam quaisquer tipos de surpresas desagradáveis.

https://twitter.com/tvlizando/status/1250530321596133376

4. Inferno!

Carminha protagonizou várias discussões e barracos na novela. Um deles foi o que ela eternizou o bordão “inferno”, depois de ser abandonada pelo esposo Tufão.

https://twitter.com/humana_mbc/status/1188969828855484416

5. Aviões do Forró

A novela explorava tanto o humor que não se deteve apenas à cômica Carminha. Zezé, interpretada por Cacau Protásio, trabalhava na casa da vilã e protagonizou uma das cenas mais marcantes da novela, quando ela canta uma música da trilha sonora mudando a letra. A canção é da banda Aviões do Forró e o trecho da música deveria ser “eu quero ver você correndo atrás de mim”.

6. Me serve!

A protagonista Nina, apesar de ter personalidade mais séria que a vilã, também trouxe momentos marcantes. Como esse em que está chantageando Carminha e a manda servi-la. A frase é usada até hoje por tuiteiros.

7. Toca pro inferno, motorista!

Quando o cerco em torno da vilã, Carminha, começou a se fechar, ela adotou uma postura desgostosa e destrutiva que também rendeu ótimos memes.

 

Avenida Brasil na HBO

Após conquistar mais de 140 países pelo mundo, Avenida Brasil agora entrou para o mercado do streaming internacional, mas apenas para os assinantes da HBO Max Latinoamérica. A estreia faz parte de uma parceria inédita da Globo com a WarnerMedia Latin America.

A novela de 180 capítulos, originalmente exibidos no Brasil, virou uma “série” com 40 episódios, com 50 minutos cada. No Brasil, só é possível assistir à novela através da Globoplay, mas em sua versão completa.

About the Author

Sâmya Mesquita

Jornalista, escritora, bookstan e streamer

View All Articles