Já ouviu falar?

Minha amiga e prima, Cibele Couto, mãe da Camila (10 meses), me escreveu falando do método Montessori. Eu já tinha ouvido falar, mas nunca tinha me aprofundado no assunto. Li muito e estou encantada!!! A Cibele, na verdade me falou da linha Montessori em casa (Montessori à la maison). Na casa dela, o quarto da Camila é todo adaptado estilo Montessori, ADOREI!

Para começar, NÃO tem berço no quartinho da Camila. A pedagogia montessoriana diz que os bebês e crianças precisam ter um ambiente onde eles tenham independência. No caso do quarto de bebê, a diferença dos quartos tradicionais começa por não ter o berço!

Maria Montessori foi uma médica italiana que mudou o enfoque da educação das crianças, baseando-se na liberdade (vigiada). O método que leva seu nome, diz que o berço faz a criança sentir-se presa, enjaulada. A pedagogia Montessori permite que as crianças explorem o ambiente sozinhas e o seu quarto vira um lugar prazeroso. A criança acorda, levanta e já vai brincar.

Eu amei tanto a ideia, a praticidade, que já penso em adotar o quarto sem berço para o meu próximo filho!

Algumas pessoas colocam no chão um tapete. No quarto da Camila, o chão é coberto de EVA, o que torna a limpeza do quarto mais fácil. Ah! A limpeza tem que ser diária, heim? Claro que muitas medidas de segurança têm que ser providenciadas, as tomadas, gavetas e portas devem estar com travas.

A Camila tem o quartinho adaptado desde que nasceu. A Cibele me falou sobre a experiência dela, vamos ler?

“A ideia era criar um ambiente só para a Camila, não estávamos preocupados se isso iria desenvolvê-la mais rápido ou não. Porém, quando a colocamos na creche, aos 5 meses, o diretor pedagógico me chamou e comentou que a Camila tinha o desenvolvimento cognitivo avançado para a idade. Comentei sobre o quarto e ele disse que provavelmente era motivo de seu desenvolvimento. Para nós, temos a segurança de deixá-la livre num ambiente adaptado. Ficamos felizes por ter escolhido um quarto sem berço, é lindo vê-la se locomovendo com naturalidade, descendo dos colchões para brincar e subindo para dormir”.
Gostaram, mamães?

Agora vamos ver o “quarto lindo” da Camila!!!

♥ Amei!

Beijos nessa Camila linda! A Laís quer ir brincar nesse quartinho!!!

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles