As aulas estão de volta e muitos pais começam a se preocupar com a proliferação de piolhos entre os pequenos. O contato diário entre as crianças é a principal forma de contágio e transmissão do piolho. A prevenção ainda é a forma mais eficiente de manter os pequenos longe do problema.

piolho

Para a pediatra Gabriele Ulmer, o pente fino é o meio mais eficaz de retirar os piolhos e as lêndeas do cabelo das crianças. Isso porque, muitos parasitas já estão resistentes a produtos usuais como os xampus, que podem irritar o couro cabeludo e apresentar componentes tóxicos. “É importante utilizar um pente fino todos os dias e em todos os membros da família, principalmente se a escola indicar a existência do contágio por outras crianças”, explica a médica.

As medicações via oral também deixam a desejar na eliminação do problema.  As substâncias eliminam os piolhos, mas não alcançam as lêndeas, ovos do parasita, que ficam presos em todo o comprimento dos cabelos. Estes ovos dão vida a novos piolhos, que acabam reinfestando a cabeça das crianças.

Diga não às receitas caseiras
A pediatra, Gabriele Ulmer, alerta para os riscos de receitas caseiras muito indicadas por familiares, professores e também na internet. “Tratamentos inventados em casa não são efetivos e podem ser muito perigosos para a saúde de toda a família”, completa.
A médica finaliza que a prevenção e os cuidados são muito importantes, já que o piolho pode trazer complicações como dermatites com lesões que são visíveis na nuca e até escoriações.

Dicas contra o piolho
-Evitar o contato direto cabeça/cabeça. Essa é a forma mais comum de pegar piolho;
-Não compartilhar objetos como pentes, bonés, roupa de cama, entre outros. Lave-os com água quente para evitar a contaminação;
-No caso de cabelos compridos, mantê-los sempre presos;

Pente fino: opção segura e eficaz 

pentefino Lolly
A Lolly Baby, empresa fabricante de produtos infantis, trouxe ao Brasil o pente fino com haste de aço que promete remover por completo o piolho e a lêndea, que se hospedam no cabelo e no couro cabeludo de crianças e adultos. Ele conta com um espaçamento milimétrico entre as cerdas, com tamanho menor o desses parasitas, o que possibilita a remoção total.

#FicaaDica

~~~

Blog iMãe
No facebook: www.facebook.com/imaeblog
No instagram: @blogimae
No twitter: @imamaeblog

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles