Gente,  teve Gabriela Kapim  em Fortaleza no Kids&Mamas, o evento que reuniu (dos dias 27/11 a 06/12) muita informação para as famílias e muita brincadeira para a criançada. Para quem não conhece (procure conhecer) a Gabriela Kapim é nutricionista especialista em alimentação infantil e apresentadora do programa do GNT: Socorro! Meu filho come mal!

Gabriela Kapim

Ela é adorável e contou um pouco da sua história como nutricionista. A Gabriela começou a entender esse universo da criança quando foi professora de capoeira em uma escola, no Rio de Janeiro. Nessa mesma escola,  depois que se formou, foi contratada para ser nutricionista e ficou muito frustrada por ver que a maioria das crianças não comia nada de saudável que ela passava no cardápio. Foi aí que ela teve a grande ideia de aproximar os pequenos dos alimentos. As crianças começaram lavando o alface, cortando o tomate e, logo depois, ajudando a escrever o cardápio da escola, variando as cinco cores no prato. “Depois que as crianças se aproximam dos legumes e verduras, elas têm maior probabilidade de comê-los”, diz Kapim. E como é difícil fazer com que nossos filhos tenham uma alimentação saudável, né?!

“Comer bem é muito mais que equilibrar o cardápio, é uma questão de comportamento.” Foi isso que ela explicou durante a palestra. Para Kapim, existem alguns mandamentos na hora de comer:

  • COMER SENTADO À MESA
  • COMER SEM DISTRAÇÕES (TVs, tablets etc)
  • COMER SOZINHO
  • TER CINCO CORES NO PRATO
  • EXPERIMENTAR OS ALIMENTOS

Outra dica legal que ela deu foi de você sempre negociar com seu filho. Exemplo, se ele quer come 4 brigadeiros, você diz que ele só pode comer 1, aí ele vai querer negociar 3 e você vai deixar ele comer 2. (rsrs) Olha aí! Todo mundo sai ganhando e a mamãe ainda dá uma de boazinha.

No mandamento: TER CINCO CORES NO PRATO isso é básico na vida de Kapim com os filhos. Como ela mesmo ensina, “não interessa se a criança vai comer, tem que ter as 5 cores no prato, tem que ter verduras, frutas e legumes à mesa e mamãe e papai têm que dar o exemplo comendo também, uma hora isso vai dar certo”.  Ah! Outra dica simples que ela deu para as mamães de filhos que adoram comer guloseimas na sua rotina: não comprem! Não tendo em casa você não cai em tentação de dar por facilidade ou pela birra que a criança está aprontando.

Em seu programa “Socorro! Meu filho come mal”, Kapim sempre deixa isso claro e, mais ainda, os pais têm que dar o exemplo.

Quer outra dica legal que ela deu para crianças com muuuita dificuldade de se alimentar bem? Levar sempre essa criança à feira, supermercado, ouvir músicas que falam de comida ou alimentação, desenhar com elas as frutas e legumes ou comidas que ela não coma etc. “Tira o foco da mesa, leva a importância da alimentação para as áreas em que a criança gosta de fazer”, completa.

Ela contou histórias da própria casa (Sim! Ela tem dois filhos que comem super bem!) e como é importante comer de forma saudável, assim como é importante atravessar a rua de mãos dadas com o responsável ou como é obrigatório colocar o cinto de segurança no seu filho dentro do carro.

Tudo o que ela disse foi uma reflexão para todos nós. Temos que ter pulso e sermos “chatos” (como ela mesma diz) com nossos filhos. Tudo isso porque queremos que eles cresçam bem e saudáveis. E não podemos esquecer de dar o exemplo!

Meu filho come mal

A buchuda aqui tietou mesmo.

——-

Mais um pouco sobre Gabriela Kapim

Nutricionista, Apresentadora do Programa da GNT: “Socorro! Meu Filho come mal” e Autora do livro que leva o mesmo nome.

Mãe de dois filhos, Sofia e Antônio, a nutricionista Gabriela Kapim trabalha com crianças há mais de 13 anos com o objetivo de que elas cresçam com saúde e consciência alimentar. Seu lema para uma vida saudável é pensar na saúde sem esquecer das atividades físicas – e por isso já deu aula de capoeira para crianças. Multiprofissional, Gabriela Kapim também planeja colônias de férias, coordena eventos infantis e um buffet de comidinhas saudáveis, o Tabuleiro das Meninas.

♥  ♥  ♥

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

 

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles