Pega a agendinha, meu povo!

O brinquedo popular de madeira Mané Gostoso foi transformado em personagem de peça de teatro. As Travessuras de Mané Gostoso, da Cia Meias Palavras (PE) em parceria com a Casa Mecane (PE), entra em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza nos dias 26 e 27 de janeiro e 02 e 03 de fevereiro. Com direção do paulistano Fernando Escrich – vencedor do Prêmio APCA 2018 pelo conjunto de sua obra – o espetáculo estreou em 2014, fez temporada de sucesso em São Paulo em 2017, já participou de vários festivais e circulou pelo Nordeste, sempre divertindo o público de todas as idades.

O texto de autoria do ator, escritor e dramaturgo Luciano Pontes é inspirado na literatura de cordel e traz personagens do teatro de mamulengo que foram rebatizados, como a mocinha Anarina, o forasteiro e vilão Bibiu, a fofoqueira Comadre Zuzinha e o cabo Zé Firmino. O enredo se desenvolve sempre a partir de uma disputa. O amor de Anarina, por exemplo, é motivo de briga entre Mané Gostoso e Bibiu; e a alma de Mané Gostoso se torna alvo da peleja entre Deus e o diabo.

A montagem dialoga com o teatro de mamulengos e com a literatura de cordel. Os bonecos utilizados na peça foram concebidos por Rai Bento, artista pernambucano integrante do grupo mineiro Giramundo, e esculpidos em madeira de mulungu, como são os bonecos tradicionais do mamulengo, pelo mestre Tonho de Pombos. Os figurinos de Joana Gatis, inspirados na estamparia artesanal, foram pintados à mão e fazem referência à xilogravura. A iluminação de Luciana Raposo lembra as festas populares. “É como se fosse o quintal de casa, o terreiro, com toda intimidade que esse ambiente proporciona”, defende o ator Arilson Lopes.

Serviço:
Teatro: As Travessuras de Mané Gostoso
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Datas: 26 e 27 de janeiro; 02 e 03 de fevereiro de 2019
Horários: Sábados, às 15h e às 18h| Domingos, às 15h
Duração: 60 minutos
Classificação: LIVRE – recomendável para crianças acima de 06 anos
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)
Vendas começam duas horas antes das sessões, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog
Email para contato: imamae.blog@gmail.com

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles