Caucaia – A garantia das Toyota SW4 (ainda chamadas nas ruas de Hilux) compradas pelo Governo Cid, em decisão polêmica na época, já acabou para muitas delas. Por isso, a concessionária Newland, a única da Toyota no Ceará, deixou de ser o destino para a manutenção.
Noutros termos, o Governo abriu mão de manter os carros com mais qualidade. Esta oficina (FOTO), a Motor Norte, no km 8 da BR-222, em Caucaia, está lotada de viaturas da PM do Ceará. O registro foi feito na tarde de terça-feira (4/4). Tem carros de várias unidades da Capital. Dentro e fora do galpão. Cada uma parada, naturalmente, faz imensa falta nas ruas.
Quando Camilo Santana estava para completar 100 dias (abril de 2015) anunciou em entrevista ao O POVO – a mim e ao jornalista Guálter George – que iria comprar carros mais simples para a Segurança Pública. Foi quando o Estado passou a comprar Renault Duster e outros modelos mais baratos do que as SW4, muitas hoje bem deterioradas.
Esta é uma das centenas de provas de que se fosse um estado e país sério o Sr. Cid era para ter sofrido impeachment apenas quando estava na licitação, sem ter concluído a compra. Porquê os deputados da época ( muitos ainda estão aí na assembléia ou no governo ) ?É por esta e pro milhares de outras que esta país jamais dará certo. Se tivéssemos uma imprensa imparcial, há muito tempo era noticiado as milhares de Hilux que estão paradas nas garagens das secretarias e orgãos do governo estadual. Convido vocês a visitarem as garagens.
Tem muitas oficinas que atendem provisoriamente o Governo, no caso das Hilux. Uma delas é a Trok Service, nos fundos que tem um “setor especializado” em Hilux….Além de um dos antigos galpões da RFFSA, na Praça da Estação, onde se colocam aquelas inserviveis…
Acho que existe espaço para aprofundar a discussão, por exemplo discutindo: Quanto tempo “duraram” as Toyotas? Foram 08/10 anos? Qual a previsão da vida útil dos Renault Duster? Essas toyotas que estão paradas foram descartadas definitivamente? Se não, qual o custo médio mensal de manutenção delas agora já próximas do fim da vida útil? Não estou defendendo a utilização desse tipo de veículo (aliás nunca possui um veículo movido a diesel) só acho que a discussão é meio rasa, tipo “a polícia não precisa andar ostentando por aí, de Hilux e ar condicionado…”) Acho ainda que seria importante discutir o seguinte: No dia a dia, percebo que a opinião comum é de que que carros a diesel são mais robustos e duram bem mais que os outros carros, além do combustível utilizado ser mais barato. Creio que o ex governador e equipe acreditavam nisto. Minha curiosidade seria saber então: Eles estavam errados? Em termos de custo benefício, econômico e operacional, eles estavam errados?
Excelentes colocações! Também gostaria de ter a resposta!