Blog do Jocélio Leal

Europa vive ciberataque como o Blog descreveu

Hospitais públicos do Reino Unido estão sofrendo hoje um provável ciberataque internacional. Segundo a BBC, há registro de ataque em hospitais de Londres, Blackburn, Cumbria e Hertfordshire, no Noroeste da Inglaterra. Na Espanha, as autoridades emitiram alerta. Em Portugal também há registros de ataques semelhantes nesta sexta. O modo de atuação foi descrito pelo Blog há dois dias.

Em Portugal, empresas como EDP, Santander e a consultora KPMG teriam sido atingidas, segundo o Diário de Notícias.  Houve alertas para um software malicioso tentando invadir os computadores.

No Reino Unido, os hospitais estão apelando à população que só os procure em caso de urgência. Estão sendo afetadas as redes de informação e as centrais telefônicas. Os médicos estão tendo de usar papel e caneta, conta a BBC com base em  jornal de Blackpool.

Depois de invadir o sistema, os cibercriminosos  exigem um “resgate” em bitcoin (moeda virtual) para libertar os documentos. O vírus afetaria o Windows (Microsoft). A brecha para a invasão estaria no protocolo chamado SMB, depois se propagando para todas as demais máquinas com Windows na mesma rede.

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *