Fachada do CT da UFC: embrião de fundo para apoiar os cursos começou a operar (foto:Divulgação)

Fortaleza – Entrou no ar um canal para quem quiser ajudar o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O site do Fundo de Apoio à Engenharia CT-UFC traz o passo a passo para doar. Foi criado por ex-alunos e é o embrião de um fundo endowment (leia abaixo).

A força é por meio de doações em dinheiro. Mira, sobretudo, nos ex-alunos e empresas onde atuam. Pretende cooperar na manutenção do CT.

O caixa é gerido pelo diretor do CT e acompanhado por um conselho fiscal. No dizer de um professor, por vezes é mais complicado comprar um grande equipamento do que fazer um pequeno reparo, como um conserto ou uma pintura.

O grupo também deve ajudar a criar uma rede de relacionamento dos ex-alunos da de todo o Centro. A Escola de Engenharia é a mais antiga. Foi fundada em 1955.

Endowment

Nos EUA, é comum ex-alunos ajudarem as instituições donde são egressos. Os fundos patrimoniais de universidades estrangeiras são os chamados endowment.

Os rendimentos dos recursos captados são usados para financiar projetos na Academia. O maior deles é o da Universidade de Harvard, com mais de US$ 30 bilhões.

A Escola Politécnica da USP também tem. O Amigos da Poli é apoiado por empresas e empresários desde 2012.

Tagged in:

, , , , ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles