Blog do Jocélio Leal

UFC: quem quer ajudar o Centro de Tecnologia

353 2

Fachada do CT da UFC: embrião de fundo para apoiar os cursos começou a operar (foto:Divulgação)

Fortaleza – Entrou no ar um canal para quem quiser ajudar o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O site do Fundo de Apoio à Engenharia CT-UFC traz o passo a passo para doar. Foi criado por ex-alunos e é o embrião de um fundo endowment (leia abaixo).

A força é por meio de doações em dinheiro. Mira, sobretudo, nos ex-alunos e empresas onde atuam. Pretende cooperar na manutenção do CT.

O caixa é gerido pelo diretor do CT e acompanhado por um conselho fiscal. No dizer de um professor, por vezes é mais complicado comprar um grande equipamento do que fazer um pequeno reparo, como um conserto ou uma pintura.

O grupo também deve ajudar a criar uma rede de relacionamento dos ex-alunos da de todo o Centro. A Escola de Engenharia é a mais antiga. Foi fundada em 1955.

Endowment

Nos EUA, é comum ex-alunos ajudarem as instituições donde são egressos. Os fundos patrimoniais de universidades estrangeiras são os chamados endowment.

Os rendimentos dos recursos captados são usados para financiar projetos na Academia. O maior deles é o da Universidade de Harvard, com mais de US$ 30 bilhões.

A Escola Politécnica da USP também tem. O Amigos da Poli é apoiado por empresas e empresários desde 2012.

Recomendado para você

2 Comentários

  • ANA BEATRIZ disse:

    Até onde sei, esses fundos financiam principalmente bolsas para alunos carentes. Não vi isso na pauta. Fui aluno do CT, meu filho é aluno do CT , a ideia é louvavel, so emperra porque neste momento estamos sem acreditar na gerencia de qualquer funcionário público

    • Lutz Nascimento disse:

      Acredite. O que passamos é real no país. A mesma crença que as pessoas são honestas, mas a transparência deverá sempre existir.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *