Blog do Jocélio Leal

Ambev: efluentes para tilápia e irrigação

Fábrica da Ambev em Aquiraz, Ceará (foto: Jarbas Oliveira- Divulgação)

Aquiraz (CE) – Nos últimos cinco anos, a cervejaria Ambev declara ter investido mais de R$ 150 milhões para projetos ambientais em suas unidades. Ainda em 2015 diz ter batido a meta global para 2017: usar no máximo 3,2 litros de água para cada litro de bebida envasado. Chegou a 3,04 litros.

A cervejaria de Aquiraz (CE), por exemplo, doa este mês parte do efluente tratado pela cervejaria para duas fazendas vizinhas. Servirá na criação de tilápia e para irrigação. Compõe ação em função do mês do meio-ambiente.

A Ambev afirma reaproveitar mais de 99% dos seus subprodutos. O bagaço do malte e o fermento residual viram ração animal. A terra infusória (elemento filtrante, proveniente de rochas vulcânicas) que seria descartada vira matéria-prima na fabricação de tijolos. O lodo que sai das estações de tratamento de efluentes vira adubo orgânico. Até 2025 quer comprar 100% de sua eletricidade de fontes renováveis.

Latinhas de cerveja Skol já embaladas passam pela esteria da linha de produção da fábrica da Ambev em Aquiraz, CE (Foto: Jarbas Oliveira – Divulgação)

 

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *